Brigada Mirim

 

A Brigada Mirim tem como objetivo promover a ética, a cidadania, a integracao, a solidariedade e a valorização das criancas economicamente menos favorecidas, inserindo-as em condições de dignidade e respeitabilidade frente às comunidades locais.

 

Em cada região do Estado, são adotadas denominações diferenciadas para o programa.

 

 

Na Região das Missões, em São Luis Gonzaga, por exemplo, o programa Brigada Mirim proporciona as crianças de baixa renda, de 7 a 12 anos, a integração no contexto social comunitário, prevenindo que venham a se envolver em ações delinqüentes e ajudando-as a torná-las futuros cidadãos, conscientes de seus direitos e deveres. As crianças, fardadas, aprendem lições sobre comportamentos saudáveis, noções de segurança, higiene e saúde, relações interpessoais, prevenção de incêndio, prevenção e resistência às drogas, prevenção ao assédio de gangues e aulas de artesanato, pintura, desenho, literatura, teatro, cinema e vídeo.

 

Na região da Fronteira Oeste, o programa recebeu a denominação de Pelotão Mirim, sendo desenvolvido nas cidades de Uruguaiana, São Marcos, Itaqui e Dom Pedrito. Entre as atividades realizadas, destacaram-se informática, educação física, defesa pessoal, ordem unida, cidadania, relações humanas, ética e civismo, trânsito, orientação sobre drogas e meio ambiente, além de participações em eventos.

 

0 Pelotão Mirim também foi desenvolvido no Vale do Rio dos Sinos, nos municípios de Sapiranga e Alto Feliz. Nessas localidades, o objetivo foi despertar as crianças, desde cedo, para o pleno exercício da cidadania, agregando valores de solidariedade e de respeito mútuo.

 

Em Santa Maria, o programa foi intitulado BOE Mirim, e desenvolveu atividades orientadas que serviram como reforço ao ensino formal ministrado nas escolas. Desta forma, auxiliou na formação dos menores e contribuiu na melhoria da qualidade de vida da comunidade.

 

Na cidade de Sarandi, o programa desenvolveu-se em conjunto com Ministério Público, Conselho Tutelar e Lions Clube. Denominado "Cidadania para crescer e ser", abrangeu 68 crianças de dois bairros de baixa renda do município. Os Policiais Militares desenvolveram palestras sobre direitos humanos, os malefícios das drogas e os direitos e obrigações previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Voltar

Visitantes: 
Copyright © 2011 Departamento de Informática da Brigada Militar - Rua dos Andradas, 522, Porto Alegre/RS.