.: A História do 19º BPM
Criado em 13 de abril de 1998 pela Portaria nº 037/EMBM/98

Instalado em 03 de junho de 1998 na Av. Cel. Aparício Borges nº 2505 com a denominação de Destacamento Especial do Partenon, tendo como origem o efetivo oriundo das 1ª e 2ª Companhias do 1º BPM e do 4º Pelotão da 3ª Companhia Independente da Restinga, responsáveis na época pelo policiamento ostensivo da Zona Leste e com a responsabilidade pela manutenção da ordem e segurança pública nos bairros da Zona Leste da capital.

No ano de 1999, ainda sob o comando do primeiro Comandante, o Cel Tarso Antônio Marcadella, foi instituído através do Decreto Estadual nº 39.601 como Patrono da Unidade o Cel RR Odilon Alves Chaves.

Em 07 de julho de 2000, assume o Comando do Destacamento Especial do Partenon o Ten Cel Dalmo Itaboraí do Nascimento, dando continuidade ao processo de estruturação da jovem Unidade Operacional, desenvolvendo o espírito de integração junto as periferias mais carentes da área de ação.

Em 06 de dezembro de 2001 o Ten Cel Nelsohoner Sebajes da Rocha assume o Comando do DEP. Seu comando foi marcado por profundas mudanças na concepção de Policia Ostensiva por parte da Brigada Militar. Foi instituída a confecção do Termo Circunstanciado e da Comunicação de Ocorrência Policial pelos Policiais Militares no próprio local do fato, agilizando e prestando com excelência um serviço de qualidade a comunidade da Zona Leste da Capital. Comandou pessoalmente todos as edições do Fórum Social Mundial realizadas em Porto Alegre, eventos de grande proporção que aconteceram junto à Pontifícia Universidade Católica, área de responsabilidade do DEP.

Em virtude das mudanças estruturais na Corporação, no dia 20 de agosto de 2002, o então Destacamento Especial do Partenon passou a receber a atual designação de 19º Batalhão de Polícia Militar.

Em 13 de maio de 2004 o Ten Cel Jones Calixtrato Barreto dos Santos assume o Comando do 19º BPM, articulado em 3 Companhias Operacionais estrategicamente instaladas, sendo a 1ª Companhia na Vila Maria da Conceição - Rua Barão do Amazonas, 2625; a 2ª Companhia no bairro Intercap - Avenida Bento Gonçalves, 5690, tendo um posto de atendimento da 2ª Companhia no Morro da Cruz - Travessa 25 de Julho, 1589; e a 3ª Companhia na parada 16 da Lomba do Pinheiro - Estrada João de Oliveira Remião, 6535.

A Área Territorial do 19º BPM é de 52.268 m², concentrando uma população de 278.478 habitantes. Em todas as companhias é desenvolvido um programa estratégico de Policiamento Comunitário nos bairros da zona leste da Capital Rio-Grandense.