Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

COLÉGIO TIRADENTES DE PORTO ALEGRE

  • Estrutura
  • Objetivos
  • Avaliação
  • Manual
  • Curriculo
  • Contato
  • Noticias

Estrutura Organizacional

O Centro de Ensino Médio Tiradentes é uma escola mantida pela Secretaria de Segurança Pública. Sua administração é exercida por oficiais superiores, auxiliados por um efetivo policial militar, especialmente designados pelo Comando da Brigada Militar.

A Coordenação Pedagógica e Professores pertencem aos quadros da Brigada Militar e da Secretaria de Educação.

Seção Administrativa

Serviço que exerce a função de apoio administrativo. Tem ao seu cargo a administração dos recursos financeiros, o controle e a manutenção de materiais e equipamentos, bem como o zelo pelas condições internas e externas do colégio.

Documentação Escolar (Prof. e alunos)

É o serviço que tem como função realizar atividades de apoio ao processo técnico-administrativo do colégio, mantendo a rotina escolar através de instrumentos formais próprios. É de sua responsabilidade a elaboração, a organização e controle da escrituração escolar.

Serviço de Orientação Educacional - SOE

Ao ser disponibilizado profissional pela Secretaria da Educação ou pela Brigada Militar, cabe-lhe proceder ao atendimento psico-pedagógico aos alunos, bem como coordenar o processo de integração Colégio, Família, Comunidade.

Serviço de Biblioteca Escolar

É o espaço cultural e de busca de informações que oferece subsídios teóricos para estudo, consulta e leitura a toda comunidade escolar.

Laboratório de Ciências Físicas, Químicas e Biológicas

O Laboratório oportuniza a prática de trabalhos experimentais que visam à vivência do método científico, o desenvolvimento de habilidade e atitudes interdisciplinares e é constituído pelos professores de Física, Química e Biologia.

Laboratório de Informática

Sala climatizada com 20(vinte) computadores e com acesso à Internet.

Multimeios

A escola dispõe de uma sala à disposição com Datashow,DVD, Vídeo-cassete e tela para projeção. Os outros recursos encontram-se a disposição dos professores que os utilizam em sala de aula.(Retro-projetor, Sólidos geométricos, Jogos, etc...)

Corpo de Alunos

É o serviço responsável pelo acompanhamento , ajustamento escolar e disciplinar dos alunos, tem como responsabilidade a integração dos mesmos ao contexto do estabelecimento proporcionando a compreensão de princípios gerais da formação militar, participando, efetivamente, do processo educativo.

Objetivos da escola

Do Ensino Médio

O ensino médio tem por objetivo geral proporcionar ao educando a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos, preparando basicamente para o trabalho e cidadania do educando (Lei nº 9.394/96).

Do Colégio

Desenvolver um projeto pedagógico que concilie os objetivos de ensino aos interesses e necessidades da comunidade escolar.

Promover o aperfeiçoamento da ação pedagógica, desenvolvendo uma ação participativa na busca de excelência na educação.

Formar uma equipe compromissada com a proposta filosófica do colégio, que trabalhe na consecução de seus objetivos, num ambiente de liberdade, autonomia e valorização pessoal.

Realizar atividades de ensino que favoreçam o desenvolvimento globalizado do aluno, possibilitando a descoberta, a compreensão e a apreensão do significado do conhecimento.

Estabelecer formas de comunicação entre a escola e a comunidade através de uma metodologia baseada na cooperação e participação de todos os segmentos da escola.

Oportunizar conhecimentos básicos da vida e filosofia militar, integrando o processo pedagógico na formação geral do aluno.

Desenvolver a capacidade de analisar, relacionar, comparar, classificar, abstrair e generalizar conceitos desenvolvendo temas que permitam ao aluno usufruir tanto valores formativos, quanto instrumentais e científicos, na intenção de contribuir para estruturar o pensamento e o raciocínio dedutivo, instrumentalizá-los para a vida cotidiana, desenvolver sua capacidade de solucionar problemas, gerar hábitos de investigação e capacidade de abstração, investigação e análise, de modo mais amplo.

Das Séries

a)Primeira Série - Oferecer situações de ensino-aprendizagem que favoreçam o desenvolvimento de raciocínio e do pensamento reflexivo possibilitando a descoberta e a construção do conhecimento, estimulando a reflexão, o debate, a aquisição de habilidade mental e a formação de hábitos sadios que favoreçam a integração com grupo e ao contexto escola.

b)Segunda Série - Oportunizar condições de ensino que facilitem o acesso à informação, ao debate, a pesquisa, a vivência de valores, ao aperfeiçoamento das relações interpessoais, ao desenvolvimento da liderança bem como uma atitude reflexiva e valorativa da realidade.

c)Terceira Série - Desenvolver situações de aprendizagem que possibilitem, através da experimentação e resolução de problemas, a construção de saber personalizado perseguindo a autonomia, competência pessoal e o exercício da liderança.

AVALIAÇÃO da Escola

A avaliação do desempenho da Escola em relação aos seus objetivos é realizada durante todo o período letivo. O conselho Escolar, a Direção, o Corpo Docente, Supervisão, funcionários, pais e alunos participam da avaliação, tendo em vista a realimentação das ações administrativas e pedagógicas, a minimização de conflitos e a solução de problemas.

Avaliação da aprendizagem

A avaliação da aprendizagem é trimestral, realizada pelos professores através de instrumentos por eles elaborados, abrangendo testes, trabalhos, participação e prova. A escala de notas é de 0(zero) a 10(dez), sendo 7,0(sete) a nota mínima para aprovação. Na composição da nota trimestral, os testes, trabalhos e a participação devem somar 4,0(quatro) pontos e a prova trimestral 6,0(seis) pontos.

Estudos de recuperação

A recuperação é realizada paralela ao período letivo, dela participando obrigatoriamente os alunos com baixo rendimento escolar - nota trimestral inferior a7,0(sete).

A recuperação será somente da nota da prova (6,0).

Os Estudos de Recuperação serão realizados na semana posterior à Semana de Provas, com revisão da Prova Trimestral, atendimento as dificuldades dos alunos, usando monitoramento dos alunos aprovados.

Plantão de Dúvidas - Na quinta-feira que antecede a Semana de Provas, os professores estarão à disposição dos alunos para tirar dúvidas durante toda a tarde.

Após os Estudos de Recuperação os alunos farão a Prova de Recuperação.

Manual do aluno

O Manual do Aluno é um documento de cunho normativo e informativo do Colégio Tiradentes, publicado e aprovado em Boletim Interno do Colégio Tiradentes da Brigada Militar, que tem por finalidade regular as atividades de orientação, formação e educação do aluno, desenvolvidas pelo colégio na manutenção e aprimoramento dos valores e princípios que norteiam sua filosofia e seus objetivos.

O Manual do Aluno em seu texto regimental possui Anexos os quais complementam, desdobram e estabelecem diretrizes sobre assuntos normativos específicos, visando uma perfeita condução dos objetivos e filosofia do colégio.

Como embasamento para o Manual do Aluno tem o Regimento Interno do Colégio Tiradentes, aprovado pelo Comando Geral da Brigada Militar, normatizando todos os atos e decisões do Comando do Colégio.

Baixe o manual completo

Matriz Curricular

Matriz curricular - Nível de Ensino Médio

COMPONENTES CURRICULARES

SÉRIES/PERÍODOS SEMANAIS

Língua Portuguesa
3
4
3
Literatura Brasileira
2
2
2
Artes
1
-
-
Ed. Física
2
2
2
LEM- Língua Inglesa
2
2
2
LEM- Língua Espanhola
1
1
1
Ens. Religioso
1
1
1
Filosofia
1
1
1
História
3
3
2
Geografia
2
3
2
Matemática
4
4
4
Física
3
3
3
Química
3
3
3
Biologia
3
3
3
Sociologia
1
1
1
Instrução Geral
1
1
-
Nº de Períodos Semanais
34
34
30
     - Obs: Os módulos/períodos são de 50 minutos.


Faleconosco

Telefone:3288.4264

Turnos de Funcionamento:Manhã e Tarde

Diretora:Maj. Cristine Rasbold

Vice-Diretora:Maj. Luciane Boehm Samuel - Telefone: 3288.4266

Chefe do Setor Pedagógico:Cap Marco Antonio Macedo de Souza

Pedagógico:3288.4284

Supervisora Escolar:Professora Vera Brígido

<>

NOTICIAS

No dia 16 Julho de 2011, realizou-se no Ginásio da Academia Policia Militar a Festa Julina, aproximadamente 800(oitocentas) pessoas participaram do evento, touro mecânico, pescaria, muitas barracas de alimentação, jogos e brincadeiras. Também foi realizada a escolha do REI E RAINHA do Colégio Tiradentes de Porto Alegre.

     
     
REI E RAINHA
     
TROCA DE COMANDO
 
     
     
Voltar
Colégio Tiradentes de Porto Alegre: Av. Aparício Borges, 2001 - Bairro Partenon - 90570/680