Hospital da Brigada Militar de Santa MariaSite da Brigada Militar

Histórico

Entre 1929 e 1934 os Policiais Militares do 1º RC (Regimento de Cavalaria) recebiam atendimento médico na própria unidade pelos Médicos civis Dr. Severo do Amaral e Dr. Amauri Lens. Quando o tratamento não era possível ambulatorialmente, os praças baixavam no Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo, ficando internados no Pavilhão dos Indigentes, pagando para tanto uma diária constituída pelo valor da etapa e uma pequena taxa.

Em 1933 já estava organizado o Serviço de Saúde do 1º RC, atendidos pelos Drs. Menna Barreto e Alberto Schons, médicos nomeados, que inconformados com a assistência à saúde dos brigadianos, conseguiram uma casa dentro do aquartelamento, que era moradia de oficiais, e a transformaram numa rudimentar enfermaria.

Em 1934, com sobras da construção do 1º RC, comandado pelo Sr. Cel Quites, e economias angariadas com cavalos argolados, construiu-se a Enfermaria Regimental, no local onde hoje se encontra a administração e a entrada do atual hospital, que foi inaugurada em 10 de novembro de 1934, e tinha como interventor do Estado o Gen. José Antônio Flores da Cunha e Comandante da Brigada Militar o Sr Cle João de Deus Canabarro Cunha.

Em 18 de Outubro de 1946 pelo Decreto Lei nº 1217 e então Comandante da Brigada Militar o Cel. Justino Marques de Oliveira, foi criado o Hospital da Brigada Militar de Santa Maria comparado a Hospital de IV Classe do Exército Brasileiro, mas continuou funcionando como enfermaria.

O diretor da época então Maj Méd Alberto Schons foi um trabalhador incansável na transformação "de fato" da enfermaria em hospital.

Dois passos foram decisivos na consolidação do fato. A passagem da Farmácia do 1º RC apra o Hospital e a construção de uma sala cirúrgica, com auxílio de mão de obra da Viação Férrea. Realizou-se na época até uma cirurgia cardíaca. Mantinha-se então um contrato de atendimento na área de enfermagem com as Irmãs Franciscanas.

De 1946 a 1950, no governo Walter Jobim, apesar das inúmeras dificuldades o hospital continuou aumentando suas dependências e seus serviços graças a esforços da Família Brigadiana, que fazia campanhas de doações de ferro, cimento, areia, tijolos e com a mão de obra. O 1º RC fornecia parte dos tijolos, produzidos pelos seus próprios soldados.

Em 1950 o HBM/SM recebeu uma vistoria nas obras pelo Sr. Governador Ernesto Dornelles e Comandante da Brigada Militar Cel Venâncio Batista. Após esta visita foi recebida uma verba para o prosseguimento das obras.

Em 19 de dezembro de 1953 ocorreu a inauguração oficial do HBM/SM, sob o governo de Ernesto Dornelles, ainda um modesto hospital.

No ano de 2008 sofre grandes transformações no direcionamento de sua trajetória, sob a Direção Geral do T Cel QOEM Ademar Grasel e Direção Técnica do T Cel QOEM Carlos Roberto Felin decide-se pela abertura do Hospital para atendimento de todos os conveniados do IPERGS, bem como a abertura para outros convênios e atendimento a particulares como forma de funcionar a plena capacidade prestando assim um melhor serviço à comunidade de Santa Maria e região.

Também nesta gestão e ano, foi adquirido modernos equipamentos tais como intensificador de imagem (arco cirúrgico) importado da Alemanha, carros anestésicos, cardioversores, cadeiras e equipamentos odontológicos, etc, bem como a terceirização de serviços de Imagem e Diagnóstico, aliados ao serviço de laboratório iniciado nos anos anteriores.

No ano de 2008 foi autorizada a construção bem como a liberação dos recursos para a construção do prédio destinado ao Centro de Tratamento Intensivo e outros serviços agregados, sendo considerado um grande passo para alavancar o crescimento do Hospital da Brigada Militar de Santa Maria.

 

Voltar

 

Rua Euclides da Cunha, 1800 - Bairro Nossa Senhora das Dores - CEP 970900-000 - Santa Maria - RS
E-mail: hbmsm@brigadamilitar.rs.gov.br Fones: (55) 3220-6700 / 3220-6757 / 6756 (ambulatório) / 3220-6711 (fax)