Buscar
Especialização em Gestão de Segurança forma 17 alunos oficiais



A formatura de 17 alunos oficiais do Curso de Especialização em Políticas e Gestão da Segurança Pública (EPGSP/2017) ocorreu nesta terça-feira (28), na sede do Grêmio Beneficente de Oficiais do Exército (GBOEX), no centro de Porto Alegre. A solenidade foi presidida pelo comandante-geral da Brigada Militar, coronel Andreis Silvio Dal'Lago, com a presença do chefe da Casa Militar, coronel Alexandre Martins. Em primeiro lugar no CEPGSP/2017 classificou-se o major Silvio Cesar Gomes Cardoso.


Destinado a oficiais superiores e duração de quatro meses, o CEPGSP/2017 o curso serviu para especialização dos oficiais superiores na área da administração pública, proporcionando-lhes a participação no processo de elaboração e execução de políticas públicas de segurança. A qualificação também habilita os oficiais à promoção ao maior grau na carreira, que é de coronel.

O orador da turma, tenente-coronel Carlos Daniel Schultz Coelho, agradeceu ao Comando Geral da BM pelo olhar voltado à formação, qualificação e aprimoramento do efetivo, prospectando pelo conhecimento, que a Corporação siga seu rumo com passos firmes e sólidos. O orador também destacou o clima entre os alunos-oficiais. “Grupo de colegas que se uniram num único propósito: o de vencerem juntos, e vencemos. Hoje, estamos nos formando e habilitados a galgar mais um posto na Corporação. Desejamos a cada um de nós e a todos que participaram, direta ou indiretamente, com o fechamento de mais esse ciclo de nossa vida profissional, muita saúde, sucesso e alegria, o que é fundamental em todos os momentos da nossa vida”, afirmou.

As aulas foram desenvolvidas com metodologias e técnicas que privilegiaram a participação dos alunos, de suas experiências e vivências profissionais e pessoais, tendo como eixo a análise da realidade social e da função da segurança pública no estado democrático e de direito. Com uma carga horária de 450 horas-aula presenciais, os 12 tenentes-coronéis e cinco majores também contaram com 15 horas-aula de orientação metodológica para desenvolver o trabalho de conclusão de curso.

O coronel Andreis destacou os alunos oficiais que retornaram à casa-mãe, que é a Academia de Polícia Militar, e agora estão concluindo essa importante etapa de suas carreiras. "O conhecimento se dá por cursos, no processo ensino-aprendizagem. É pelo conhecimento que conseguimos nos adaptar, nos reconstruir frente às contingências, e esse me parece um momento bem propício para isso. A necessidade de reconstrução frente às contingências externas e às necessidades internas da Corporação".

O comandante cumprimentou o diretor de Ensino interino, tenente-coronel Ronaldo Buss, pelo trabalho brilhante em 2017 na área de ensino promovendo inúmeros cursos não só de carreira, mas de especialização e de aperfeiçoamento. "Neste ano estamos fechando a nossa meta de 80% e já estamos nos programando para o ano que vem quando 90% de nosso efetivo deverá passar pelo plano anual de educação continuada", concluiu. Também foi destaque o comandante de Policiamento Metropolitano, coronel Altemir Lima, que pediu para passar à Reserva Remunerada.

Participaram da cerimônia de formatura o chefe do Estado-Maior da BM, coronel Júlio César Rocha Lopes; prefeito de Jaguarão, Flavio Teles; representante da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, comandante Nádia; presidente da Câmara de Vereadores de Cachoeirinha, Marco Barbosa; comandante do CRPO Vale do Taquari, coronel Gleider Cavalli Oliveira; comandante CRPO Vale do Rio dos Sinos, coronel Álvaro de Medeiros; comandante do CRPO Planalto, coronel Jair Euclésio Ely; diretor do Departamento de Logística e Patrimônio, coronel Carlos Armindo Thomé Marques; comandante da Academia de Policia Militar, tenente-coronel Armin Hugo Müller Neto; antigo comandante-ceral e juiz militar, coronel Antonio Carlos Maciel Rodrigues; antigo comandante-geral, coronel José Dilamar Vieira da Luz, familiares e convidados dos formandos.

GABINETE DO COMANDANTE-GERAL
Assessoria de Imprensa
Texto: Clélia Admar 
Fotos: Sd Rafael Silva/ GCG
Visitantes:
Visitantes: 
Desenvolvido por Departamento de Informática da Brigada Militar© Copyright 2016, Todos os Direitos Reservados