Seminário discute boas práticas policiais em segurança e justiça

O Seminário Internacional de Melhores Práticas Policiais de Segurança e Justiça foi aberto, nesta terça-feira (9), com o objetivo de buscar métodos inovadores e incentivar o aperfeiçoamento da atuação policial. Promovido pelo governo do Estado, o evento reúne até quinta-feira (11) autoridades públicas, especialistas, gestores, consultores e profissionais da área no auditório da Imed, campus Porto Alegre (Rua Dona Laura, 1020). A abertura teve a presença do governador José Ivo Sartori, dos secretários da Segurança Pública, Cezar Schirmer, e do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, e do prefeito Nelson Marchezan.

Sartori destacou o conceito de polícia comunitária trabalhado em sua gestão, com preparo dos agentes em abordagem social. "Boas práticas passam pela integração, inteligência, solução de conflitos e inclusão social", afirmou.

O governador citou medidas concretas aplicadas no Rio Grande do Sul de combate à violência, problema que se reflete em nível nacional. "Ampliamos o efetivo com o ingresso de 1.123 servidores e outros 1.543 que estão em formação. Garantimos reajustes dados pelo governo anterior, aderimos ao Plano Nacional de Segurança e aumentamos em 19% o orçamento da pasta", apontou.

Mobilização contra violência

O seminário integra o Programa de Oportunidades e Direitos (POD) cofinanciado pelo Estado e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Especialistas abordarão assuntos como policiamento comunitário, violência letal e justiça retributiva e restaurativa, abrindo espaço para a discussão dos temas.

Cerca de 150 pessoas, entre integrantes da Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto-Geral de Perícias (IGP), Susepe e gestores municipais e estaduais de todo o país participam. A ação tem apoio técnico do Escritório Regional das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e parceria institucional com a Imed.


Texto: Anamaria Bessil

Edição: Gonçalo Valduga/Secom

Foto: Rodrigo Ziebell/ssp


Visitantes:
Visitantes:
Desenvolvido pelo:
Departamento de Informática da Brigada Militar
Rua dos Andradas, nº 498, Porto Alegre-RS
CEP 90020-002