Brigada Militar comemora 182 anos em cerimônia com passagem de comando em Porto Alegre

No evento foram entregues medalhas a civis e militares que contribuem no aperfeiçoamento e desenvolvimento da BM

847b63a3 e44b 4555 bdf3 fd2a72837a36
18222927-847b63a3-e44b-4555-bdf3-fd2a72837a36.jpg - Foto: Sgt Ubal

O céu estava limpo e com um sol radiante. O clima se encontrava agradável. Parecia que o tempo decidiu presentear a Brigada Militar pelos 182 anos comemorados nesta segunda-feira (18/11) quando ocorreu a cerimônia de aniversário da Instituição juntamente com a passagem de comando-geral, do subcomando-geral e de chefe do Estado-Maior da BM.

Enquanto a tropa estava a postos, o clarim ordenava os comandos à tropa e a Banda de Música da Brigada Militar entoava as melodias das canções e hinos, acontecia a passagem de comando-geral da instituição aniversariante. O coronel Mário Yukio Ikeda passou a função de comandante-geral da Brigada Militar oficialmente ao coronel Rodrigo Mohr Picon. Durante o seu discurso, o coronel que, agora integra a reserva remunerada, lembrou da infância humilde que, segundo ele, começou lá na lavoura no interior de Guaíba, onde cresceu e trabalhou.

Durante o evento foram entregues medalhas a militares, policiais militares, civis, pessoas físicas e/ou jurídicas que no exercício de suas funções e atividades contribuíram para o desenvolvimento, aperfeiçoamento e aprimoramento das atividades da instituição.

Na ocasião, o comandante militar do Sul, general de Exército Geraldo Antonio Miotto homenageou o agora ex-comandante-geral pelo excelente desempenho nos 22 meses que esteve à frente como comandante-geral da Brigada Militar.

O ex-comandante-geral Ikeda começou o discurso agradecendo a todos que de uma forma ou outra contribuíram para a excelência de seu comando: “obrigado por me ajudarem diariamente, com o apoio de vocês o trabalho foi mais fácil.”, destacou Ikeda.

Após a fala do coronel Ikeda foi lido o currículo do novo comandante-geral, coronel Rodrigo Mohr Picon. A transmissão do cargo e transferência da espada ao novo comandante-geral encerraram os 35 anos de serviços prestados a comunidade gaúcha pela BM.

Ainda ocorreram as passagens de comando do ex-subcomandante-geral da Brigada Militar, coronel Carlos Alberto Prado de Andrade ao novo subcomandante-geral coronel Vanius Cesar Santarosa e o ex-chefe do Estado-Maior, coronel Marcus Vinicius Sousa Dutra a nova chefe do Estado-Maior, coronel Cristine Rasbold. Dia histórico também pelo fato da coronel Cristine ser a primeira mulher na Brigada Militar a assumir uma posição no alto escalão da instituição.

O governador Eduardo Leite parabenizou a Brigada Militar pelo seu aniversário, agradeceu ao comando realizado pelo coronel Ikeda e desejou sucesso ao coronel Mohr. Salientou que o policial militar estará sempre sob os olhares da sociedade, muitas vezes recebendo elogios e críticas: “Se a força foi utilizada em determinada circunstância, poderá ser criticado por aqueles que não estavam lá naquele momento. Em frações de segundos que uma decisão precisa ser tomada, que a sua própria vida e a vida de outras pessoas se encontram em risco e depois analisada friamente por quem não estava lá de maneira crítica e mais critica ainda seria o ataque por uma eventual omissão. “, destacou o governador.

“Por isso nos solidarizamos e, mais que olhar com respeito olho com verdadeira admiração para os homens e mulheres que escolheram para as suas vidas essa função tão nobre e importante para nossa sociedade”, afirmou Eduardo Leite.

Após a fala das autoridades foi servido um coquetel onde podia ser visualizado o novo site da BM.

O evento foi realizado no Estádio General Cypriano na Academia de Polícia Militar e contou com a presença do Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o vice-governador e secretário de Segurança do Estado Delegado Ranolfo Vieira, comandante militar do Sul General de Exército Geraldo Antonio Miotto, comandante-geral substituto coronel Rodrigo Mohr Picon, comandante-geral substituído coronel Mário Yukio Ikeda, subcomandante-geral substituto coronel Vanius Cesar Santarosa e subcomandante-geral substituído coronel Carlos Alberto do Prado de Andrade, chefe do Estado-Maior da BM substituta coronel Cristine Rasbold e chefe do Estado-Maior da BM substituído coronel Marcus Vinicius Sousa Dutra, tropa, demais autoridades civis e militares e público geral presente no local.

3bee2bb9 767d 4a1e bfdc 7dfa83675f94

Comunicação Social/EMBM