Brigada Militar realiza a passagem de função de Comandante-Geral

Passagem de função de Comandante - Geral da Brigada Militar

Na última quinta-feira, dia 1, a Brigada Militar realizou a passagem de função de Comandante-Geral em âmbito interno, o qual ocorreu no Salão Nobre do Quartel do Comando-Geral da BM. O ato reservado foi realizado perante uma representação de Oficiais e praças que atuam no Comando-Geral para marcar a despedida do Coronel Rodrigo Mohr Picon e a entrega do comando ao Coronel Vanius Cesar Santarosa. A passagem atendeu a designação divulgada durante a semana pelo Governador, Eduardo Leite, com a publicação no Diário Oficial do Estado em 06/04/2021.

Por indicação do Governador, o Coronel Rodrigo Mohr Picon irá assumir uma vaga como Desembargador Militar no Tribunal de Justiça Militar do Estado do Rio Grande do Sul (TJM-RS). O convite foi realizado na tarde do dia 30 de março, no Palácio Piratini, presentes o Vice-Governador e Secretário da Segurança Pública, Del. Ranolfo Vieira Júnior e o até então Subcomandante-Geral, Coronel Vanius Cesar Santarosa, momento em que foi convidado para assumir o Comando-Geral da BM.

Nascido em Bento Gonçalves em 1968, o Coronel Santarosa ingressou na Brigada Militar em 1987. Teve passagem pelo 1º Batalhão de Polícia Militar, responsável pelo policiamento ostensivo em parte da zona sul da capital. Conduziu grande parte da sua carreira na Instituição atuando com destaque na atividade de aviação, como piloto de aviões e helicópteros. Além de mais de 6 mil horas de voo, contribuiu para a formação de outros pilotos na Brigada Militar e também de outras forças policiais brasileiras e estrangeiras. Passou também pelo Comando de Órgãos Especiais, Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio dos Sinos, pela Chefia da 3ª Seção do Estado-Maior da Instituição, direção do Departamento de Informática e ocupava a função de Subcomandante-Geral da Brigada Militar até o convite.

No evento o Comandante substituído Cel Mohr transferiu, em ato simbólico, suas platinas de Comandante-Geral para o Comandante substituto Cel Santarosa. Após o Coronel Santarosa agradeceu ao Coronel Mohr pela sua escolha para ser seu Subcomandante-Geral e também por reforçar sua indicação para assumir o comando. O mais novo Comandante-Geral da BM expressou que irá continuar a fortalecer as bases lançadas pelo comando anterior e desejou sucesso e felicidade ao Coronel Mohr na nova função de Desembargador Militar do TJM-RS.

Após ser homenageado com um quadro ostentando a insígnia de Comandante-Geral, em seu discurso de agradecimento, o Coronel Mohr pontuou os desafios do comando a começar pelo contexto de pandemia e também a necessária e oportuna revitalização no setor de saúde da corporação, em especial, o cuidado com a saúde mental da tropa, tendo a criação do programa Anjos como sua bandeira, também destacou a melhoria de equipamentos tais como a aquisição de armas mais modernas e viaturas semi-blindadas para maior segurança e qualidade aos Militares Estaduais, dentre outras realizações. Agradeceu a todos os assessores, lembrando momentos e situações típicas. Saudou o novo Comandante-geral Coronel Santarosa e todo seu trabalho dedicado na condução operacional e assessoramento a ele, com a expressiva redução dos índices criminais e sucesso das operações estratégicas, como a Angico e Hórus. Por fim, referiu a Coronel Cristine, Chefe do Estado-Maior da BM na maior parte de seu comando, a qual trouxe o olhar feminino e atento da Oficial, que mediou muitas situações importantes para alavancar o planejamento e ações definidas em seu comando.

A passagem de comando formal está prevista para ocorrer ao longo do mês de abril, em data, local e horário a confirmar.