Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Campanha máscara roxa

Mulheres vítimas de violência poderão fazer denúncias em farmácias

Publicação:

mas roxa
máscara roxa
Por Leandro Molina

O enfrentamento à violência contras as mulheres no Rio Grande do Sul é a prioridade da Campanha Máscara Roxa, que será lançada nesta quarta-feira (10). Com a iniciativa, mulheres vítimas de violência doméstica poderão denunciar casos de agressões nas farmácias que tiverem o selo “Farmácia Amiga das Mulheres”, durante o período de isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus.

Ao chegar na farmácia a mulher deve pedir a máscara roxa, que é a senha para que o atendente saiba que se trata de um pedido de ajuda. O profissional dirá que o produto está em falta e pegará alguns dados para avisá-la quando chegar. Após, o atendente da farmácia passará à Polícia Civil as informações coletadas, via WhatsApp, para que o órgão tome as medidas necessárias.

Os atendentes estão recebendo capacitação online para o procedimento e para garantir a segurança da vítima. A campanha inicia numa rede voluntária instalada na maioria dos municípios gaúchos, mas está aberta para novas adesões de farmácias interessadas em participar.

A campanha é uma iniciativa do Comitê Gaúcho ElesPorElas, da ONU Mulheres, e se concretiza a partir de um termo de cooperação assinado em conjunto com órgãos ligados aos poderes Executivo e Judiciário e entidades ligadas à pauta das mulheres.

“É uma ação para salvar vidas. Os casos de violência contras as mulheres aumentaram no período da quarentena, mas há subnotificação, visto que as mulheres não conseguem sair para ir à delegacia. Até mesmo fazer uma chamada para o 180 passa a ser arriscado pela proximidade constante com o agressor”, explica o deputado estadual Edegar Pretto, que é coordenador do Comitê Gaúcho ElesPorElas.

Em abril, durante o período de isolamento devido à pandemia, aumentou em 66,7% o número de casos de feminicídio no RS em relação ao mesmo mês do ano passado. Ao todo, 10 mulheres foram assassinadas este ano por questões de gênero em um mês - foram 6 em 2019, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado.

No Brasil, o número de feminicídios cresceu 22,2% nos meses de março e abril, em 12 estados, em comparação ao mesmo período de 2019, de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Ano passado, foram 117 vítimas nesses dois meses. Já este ano, 143.

Para a Chefe da Polícia Civil, delegada Nadine Anflor, “o isolamento social tem sido mais um desafio no combate à violência contra a mulher. Por isso, novas ferramentas foram lançadas pela Polícia Civil como a ampliação da Delegacia Online para registros de fatos de violência doméstica e a criação de um número de WhatsApp para denúncias – 51 984440606. O serviço digital de denúncias fará parte da campanha, engajando a sociedade no enfrentamento à violência contra as mulheres”.

Adesão e lançamento da campanha

Além das farmácias que já estão na campanha, outros estabelecimentos do nicho poderão aderir. Segundo Edegar Pretto, o objetivo é envolver também farmácias que não fazem parte de grandes redes, mas que estão em cidades menores. Interessados devem contatar o Comitê Gaúcho ElesPorElas: 051 991993641 | comite.gaucho.elesporelas@gmail.com. Para isso, serão realizadas mobilizações regionais com gestores municipais, empreendedores da área e representantes de instituições e órgãos que integram o Comitê.

O lançamento oficial da Campanha Máscara Roxa será nesta quarta-feira, 10 de junho, às 10 horas, numa live nas redes sociais, seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para evitar aglomerações. A transmissão será na página do Comitê Gaúcho ElesPorElas - facebook.com/ComiteGauchoImpulsorElesPorElasHeForShe, e parceiros.

Integram a campanha Ministério Público Estadual, Tribunal de Justiça do RS, Poder Executivo gaúcho por meio do Departamento de Políticas Públicas para as Mulheres, Polícia Civil e Brigada Militar, Defensoria Pública, Associação dos Procuradores do RS (Apergs), ONG Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos, Comitê Latino-Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher (Cladem), Agência Moove, Grupo RBS e Rede de Farmácias Associadas.

De acordo com a coordenadora das Patrulhas Maria da Penha no RS, major Karine Pires Soares Brum, para garantir a segurança e a vida das mulheres durante o isolamento social é necessário investir nas políticas públicas já existentes e criar soluções práticas e mais acessíveis às mulheres.

A oficial destaca que “manter o atendimento das situações de emergência, por meio do 190, e o acompanhamento das vítimas que possuem Medidas Protetivas de Urgência, pelas Patrulhas Maria da Penha, é nosso compromisso, sempre com acolhimento e atendimento humanizado a essas mulheres, garantindo acesso aos demais serviços. Aliar-se à campanha màscara roxa fortalecerá este novo canal de comunicação entre as vítimas e os órgãos responsáveis pela persecução penal do agressor”, disse a major.

SERVIÇO

O quê? Lançamento da Campanha Máscara Roxa
Quem? Comitê Gaúcho ElesPorElas da ONU Mulheres
Quando? Quarta-feira (10), às 10 horas
Onde? Página oficial do Comitê no Facebook: facebook.com/ComiteGauchoImpulsorElesPorElasHeForShe

Brigada Militar