No Dia Mundial do Dentista, Chefe do CMOBM ressalta a importância da Odontologia na Brigada Militar
Publicação:

Dar assistência odontológica preventiva e curativa de excelência, em clínica geral e outras especialidades, aos militares estaduais ativos e inativos, servidores civis e seus dependentes legais. Essa é a missão dos profissionais da área de Odontologia do Quadro de Oficiais Especialistas em Saúde (QOES), integrantes do Centro Médico Odontológico (CMOBM) da Brigada Militar, que, na data de hoje, 3 de outubro, comemoram o Dia Mundial do Dentista.
Chefiado pela Major Mirta - primeira mulher a ocupar esse cargo no local -, o CMOBM segue na mesma linha dos demais serviços oferecidos na área da saúde pela BM, e visa garantir o bem estar da família brigadiana. Além disso, também atua com foco na conscientização e prevenção das diversas patologias bucais, assumindo um papel fundamental para promoção de saúde.
“(Isso) é realizado através dos atendimentos odontológicos em consultório, e também por meio de projetos preventivos em OPM´s da Brigada Militar, campanhas informativas e de prevenção na Intranet, que alertam os Policiais Militares, servidores civis e demais membros da Corporação e seus dependentes quanto à importância dos cuidados relativos à saúde bucal”, conta.
Com base em pesquisas realizadas, a Odontologia da Brigada Militar, através de seus integrantes, realiza trabalhos científicos para demonstrar a importância da saúde bucal. Um exemplo, conforme cita a Major Mirta, é em relação aos resultados apresentados no Teste de Aptidão Física (TAF). Segundo ela, ressalta que o estudo realizado pelo Major Maximiliano, ficou evidenciado que a “saúde bucal deficiente pode, sim, ser considerado um indicador de risco para o pior condicionamento físico entre os Policiais Militares”.
Em função de a Odontologia estar presente desde o ingresso do Policial Militar na Corporação, uma vez que o exame odontológico faz parte da junta de seleção e também das inspeções anuais e bianuais do Brigadiano, bem como o trabalho preventivo e curativo realizado pelo setor odontológico, a saúde bucal apresentada por membros da Brigada Militar é melhor se comparada com a população em geral, conforme aponta a Major. Ela ainda ressalta o fato de que, cada vez mais, o nosso público tem procurado atendimento odontológico, o que certifica que as interações com a família Brigadiana vêm dando certo.
A chefe do CMOBM também reforçou os serviços realizados na área de Odontologia da Brigada Militar, enfatizando a qualificação dos profissionais atuantes em várias especialidades, além de destacar os investimentos na aquisição de materiais e equipamentos odontológicos de última geração, o que oferece, segundo a mesma, “um serviço de excelência” ao público alvo. Ela ainda conclui enfatizando à família brigadiana que “procure os serviços odontológicos de forma preventiva e periódica, para manutenção de uma saúde bucal adequada, o que trará inúmeros benefícios à sua saúde física e psicológica”.
Vale ressaltar que, além da Policlínica Odontológica Central do CMOBM, os Policiais Militares, servidores civis e seus respectivos dependentes legais possuem outras alternativas de atendimento odontológico, como: os Hospitais da Brigada Militar de Porto Alegre e Santa Maria; o Comando de Policiamento Metropolitano, em Canoas; e o Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio dos Sinos, em Novo Hamburgo. No Comando Regional de Polícia Ostensiva Sul, em Pelotas, o serviço de Odontologia está sendo reestruturado para que os atendimentos sejam retomados o quanto antes. O objetivo é que, a médio prazo, os serviços odontológicos sejam estendidos a outras regiões do Estado, de modo a facilitar o acesso ao nosso público alvo.
Texto: Estagiário Guilherme Maia Gonçalves/PM5
Card: Sargento Everton Ubal/PM5
Publicação: Soldado Janaína Zelinski/PM5