Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Três PMs femininas da BM participam de capacitação para atuar em Missões de Paz da ONU

Publicação:

PMs Fem ONU 1
pms-fem-onu-.jpg

Encerrou nesta sexta-feira (29/11), o Estágio de Preparação Específica de Militares não Combatentes para Missões de Paz 2019 (EPEMNCMP), que aconteceu no Rio de Janeiro.

Representando a Brigada Militar, foram participantes do estágio a sargento Cristina Alves de Almeida, da Academia de Polícia Militar (APM), e as soldados Mônica Coutinho de Souza, da Escola de Formação e Especialização de Soldados (EsFES) e Juliana Spagnolo Borges, do 3º Batalhão de Polícia de Choque, sediado em Passo Fundo.

O Estágio de Preparação para Missões de Paz (EPMP) é uma atividade destinada a preparar militares para exercer funções de observadores militares, oficiais de Estado-Maior e policiais das Nações Unidas e tem como objetivo capacitar militares não combatentes do Exército Brasileiro para missões de Paz da ONU.

Ele é composto de três fases, além de contar com a participação de militares de todo o Brasil, incluindo policiais militares, bombeiros e militares estrangeiros. Após a conclusão das etapas iniciais, para estar apto à próxima fase é necessário ter habilitação em inglês.

A primeira fase do estágio contou com a modalidade de ensino a distância, que ocorreu do dia 28 de outubro a 15 de novembro. Já a segunda, foi feita de forma presencial no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil – CCOPAB (Centro Sérgio Vieira de Mello) no Rio de Janeiro, e esteve em andamento do dia 18 de novembro a 29 de novembro.

Texto: Estagiária Gabriela de Castro com informações da sargento Cristina de Almeida
Fotos: arquivo pessoal
Publicação: soldado Janaína Zelinski/PM5

Brigada Militar