Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar resgata um Tamanduá-mirim em Miraguaí

Publicação:

Tamanduá mirim
Tamanduá mirim
Por Comunicação Social 3º BABM

Nesta terça-feira (07/11), a equipe, do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM), resgatou um Tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla), no município de Miraguaí.

Os moradores avistaram o animal silvestre em cima de um poste de energia elétrica, e acionaram a equipe do 3º BABM. O Tamanduá foi resgatado e encaminhado para os cuidados de um médico veterinário. Após, será reinserido em seu habitat natural.

00:00:00/00:00:00

3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar resgata um Tamanduá-mirim

3º BABM resgata um Tamanduá-mirim Crédito: Brigada Militar

Solitários e uma grande língua fina e comprida são características típicas dos Tamanduás. Alimentam-se de cupins e formigas e possuem garras fortes e afiadas para escavar cupinzeiros e formigueiros. O mel pode fazer parte de sua dieta. Possui médio porte, pesando de 5 a 10 Kg. Coloração dos pelos é dourada com um “colete” de pelos pretos nas costas podendo se estender até o abdômen, sendo conhecido também como Tamanduá-de-colete. Possuem cauda preênsil, adaptação para melhor deslocamento na copa das árvores. Alvos fáceis de caçadores por serem lentos, porém, em nenhum aspecto são negativos aos humanos e desempenham papéis ecológicos fundamentais. Atropelamentos, destruição de habitats e ataques de animais domésticos contribuem ainda mais para a redução das populações de tamanduás no RS. Além da utilização de seu couro para a confecção de roupas e acessórios. Dormem dentro de tocas abandonadas, ocos de árvores, fendas ou em meio à vegetação. A fêmea é a responsável por cuidar da prole. Os filhotes ficam agarrados ao dorso da mãe, podendo ficar camuflado em meio a pelagem da mãe.

Comando Ambiental: o Braço Verde da Brigada Militar

Comunicação Social 3º BABM

Brigada Militar