Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

BM monta esquema especial e garante a formatura de 860 novos soldados durante pandemia

Publicação:

Formatura CBFPM 2020
Formatura CBFPM 2020 - Foto: Brigada Militar
Por Texto: Soldado Tamara Moiano/PM5

Na manhã ensolarada desta segunda-feira (21/12), 860 novos soldados da Brigada Militar realizaram o sonho da formatura de conclusão do Curso Básico de Formação Policial Militar (CBFPM) em solenidade onde foram observadas as normas estabelecidas no Decreto Estadual 55.240 do governo do Estado do Rio Grande do Sul que institui o sistema de distanciamento controlado e o Decreto Estadual n° 55.421 que determina a aplicação das medidas sanitárias durante o período da pandemia do Covid-19.

O evento em Porto Alegre foi realizado com 172 formandos no Estádio General Cipriano, localizado no Departamento de Ensino, e contou com a presença do Governador do Estado, Eduardo Leite, do Vice-Governador e Secretário da Segurança Pública, Delegado Ranolfo Vieira Júnior, do Chefe da Casa Militar, Coronel Júlio Cesar Rocha Lopes, do Secretário Adjunto da Segurança Pública, Coronel Marcelo Gomes Frota, do Comandante-Geral da BM, Coronel Rodrigo Mohr Picon, do Subcomandante-Geral da BM, Coronel Vanius Cesar Santarosa, da Chefe do Estado-Maior da BM, Coronel Cristine Rasbold, do Diretor de Ensino do Departamento de Ensino da BM, Tenente-Coronel Marcus Vinicius Gonçalves Oliveira, formandos e seus padrinhos e/ou madrinhas, sendo transmitida simultaneamente via canal youtube e instagram da Instituição. Os eventos nos demais locais de formaturas, sendo eles: EsFES Montenegro com 165 formandos (Campo da Escola), EsFES Osório com 118 (Campo da Escola), EsFAS Santa Maria com 95 formandos (Campo da Escola), Polo Passo Fundo com 92 formandos (Campo do 3º RPMon), Polo Santa Rosa com 118 formandos (Arena FENASOJA – Parque de exposições) e Polo Rio Pardo com 100 formandos (Campo do 2º BPM), totalizam os 860 novos soldados, 685 homens e 175 mulheres que ingressaram na tropa. 


A solenidade foi transmitida ao vivo para o público que não pode estar presente no local devido às medidas de prevenção do 
coronavírus. A cerimônia presencial é obrigatória conforme a Lei Complementar nº 10.990/1997 (Estatuto dos Servidores Militares Estaduais da BM), que em seus artigos 30 e 31 trata do compromisso de honra de aceitação das obrigações e deveres da função, a ser firmado em juramento de caráter solene e na presença da tropa.

 O público foi submetido ao teste de temperatura do corpo,além de fazerem uso de máscaras e de álcool em gel em todos os locais.

 Os novos policiais militares iniciaram o curso em maio de 2020 nas quatro Escolas de Formação  e nos três polos.Devido à situação atual da pandemia o curso foi diferenciado com turmas reduzidas com no máximo 20 alunos por sala de aula. Sendo obedecidos os protocolos sanitários definidos pelo Governo, onde cumpriram um planejamento de 1.610 horas-aulas. O curso engloba conhecimentos específicos da atividade policial militar, disciplinas de Direito Penal, Direito Penal Militar, Processo Penal Militar, Sociologia da violência, Uso da força e da arma de fogo, Decisão de tiro, Defesa pessoal, Medicina Legal, Policiamento ostensivo, entre outras.

Os novos soldados da Brigada Militar realizaram o estágio operacional e supervisionado, atuando em apoio aos respectivos comandos de suas regiões de curso. 

O comandante-geral da BM, coronel Mohr parabenizou os formandos pela conclusão do curso e por agora fazerem parte das fileiras da instituição. Destacou que “neste ano em que a BM completa 183 anos, com muito orgulho que formamos 860 novos Soldados em quatro escolas e três polos, em um ano marcado pela pandemia do coronavírus, nossa Instituição não parou, ao contrário, manteve todos os serviços de atendimento as comunidades funcionando normalmente e ainda cresceu.”

“Mesmo com todas as dificuldades impostas pela pandemia, a Brigada Militar está entregando a sociedade gaúcha, 860 novos soldados. Isso é um presente para todos os gaúchos”, frisou o Vice-Governador e Secretário da Segurança Pública do Estado, Delegado Ranolfo.

 O Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, relembrou emocionado a fala dos oradores da turma sobre “a coragem do governo ao fazer o chamamento para o início do curso, um ato já havia sido postergado devido as incertezas da pandemia, mas que foi retomado mesmo com todas a dificuldades que ainda estavam por vir”, um reconhecimento que foi expressado no momento da inclusão.

 

Os formandos entraram, substituíram a boina pelas coberturas brancas entregues pelos seus padrinhos que simboliza o ato de agora estarem prontos para cumprir sua atividade fim: o policiamento ostensivo e realizaram ocompromisso de honra legal, com juramento de sacrifício da própria vida se necessárioreverenciaram a bandeira e emocionaram a todos.

 

Durante o período de curso, o Soldado Bruno AlfamaLopes se destacou obtendo o melhor desempenho com nota final 9,885 e recebeu das mãos do Comandante do CRPO Vale do Rio Pardo, a medalha coronel Odilon, em formatura na sede do 2º BPM, em Rio Pardo.

 

A Brigada Militar deseja boas-vindas aos 860 novos policiais militares que agora somam esforços juntos a todo o efetivo da instituição para cumprir sua missão de “proteger a sociedade, contribuindo para  a qualidade de vida e desenvolvimento no Rio Grande do Sul”, ampliando a segurança no Estado.

 

Brigada Militar