BOPE celebra 35 anos das Operações Especiais
Publicação:
Na última sexta-feira (27/9), aconteceu, em Porto Alegre, a formatura que celebrou os 35 anos das Operações Especiais no Rio Grande do Sul. O evento celebrou a consolidação desta importante ferramenta necessária para a resolução das ocorrências de maior complexidade de nosso Estado.
Durante a cerimônia, operadores e demais militares e civis foram prestigiados com medalhas ou comendas por suas relevantes contribuições as OE no estado. A cerimônia, que foi realizada na sede do BOPE da Brigada Militar, contou com a presença do secretário adjunto da segurança pública coronel RR Mário Yukio Ikeda, comandante-geral da BM cel Cláudio dos Santos Feoli, subcmt-g cel Douglas da Rosa Soares e demais autoridades civis e militares.
BOPE BM
O Batalhão de Operações Especiais é uma fração reserva do comando-geral da Brigada Militar, vinculado ao gabinete do subcomandante-geral para emprego em situações que envolvam grave perturbação à ordem pública e ocorrências que necessitem de intervenções de elevado rigor tático e estratégico, com atuação em todo território do Estado do Rio Grande do Sul.
Compete ao BOPE a aplicação de alternativas táticas para a resolução de situações de gerenciamento de crise, como as ocorrências com tomada de reféns, através da negociação e, em último caso, a ação dos atiradores de elite. Age, ainda, em remoções, desativações, análises técnicas de explosivos e demais operações antibomba e implementação de ações de contraterrorismo.
35 anos das Operações Especiais
A história das Operações Especiais no Rio Grande do Sul começa a tomar forma em 1988, quando dois oficiais da Corporação, foram ao Rio de Janeiro participar do Curso de Operações Especiais no Núcleo de Comandos de Operações Especiais (NuCOE).
No entendimento das Operações Especiais, em que seus momentos são “Operar”, “Treinar”, “Dar treinamento” e “Evoluir a doutrina”, inicia-se, então, a jornada dos Caveiras do Gelo.
Um dos oficiais, à época lotado no 9º BPM, retornou da formação e deu início ao I Estágio de Comandos e Operações Especiais (I ECOE) da Brigada Militar. Na ocasião, de 70 homens, 14 concluíram o Curso após três meses e meio. Com o grupamento formado pelo I ECOE, originou-se o Comando Tático-9 (CT-9), em homenagem ao 9º BPM. Em 1989, foi realizada a 2ª edição do curso (II ECOE) com 30 matriculados e um concludente.
Em 03 de abril de 1990, através do Decreto-Lei nº 33.512/90, o Comando Tático-9 passa a denominar-se Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE), e passa a sediar-se no 1º Batalhão de Operações Especiais. A data marca o aniversário das Operações Especiais do Rio Grande do Sul.
Desde o surgimento das primeiras unidades especializadas, até os dias atuais, a evolução das operações especiais reflete a crescente complexidade e os desafios enfrentados pelas forças de segurança.
No ano de 1994, foi realizado o Curso de Formação de Sargentos em Ações Táticas Especiais (III ECOE) com 23 concludentes. Em novembro de 1995, quatro oficiais concluíram o Curso de Ações Táticas Especiais.
Em 2004, duas edições do Curso de Habilitação em Ações Táticas Especiais (CHATE), foram realizadas: a primeira com nove praças e outra com dez oficiais concludentes.
Em 2007, a formação passa a ter a nomenclatura de Curso de Especialização em Operações Especiais, utilizada até os dias de hoje. A primeira edição com a nova denominação formou 12 militares. Após, outras nove edições foram realizadas: 2009, 2011, 2013, 2015, 2017, 2019, 2021, 2023 e 2024.
Desde o surgimento das primeiras unidades especializadas, até os dias atuais, a evolução das operações especiais reflete a crescente complexidade e os desafios enfrentados pelas forças de segurança.
Em 17 de janeiro de 2019, foi inaugurado o Batalhão de Operações Policiais Especiais da Brigada Militar – BOPE, criado através do Decreto Lei nº 54.424/2018, com sede no 1º Batalhão de Polícia de Choque.
Em 8 de junho de 2020, o Batalhão de Operações Especiais, através do Decreto nº 55.302, passou a ser subordinado diretamente ao subcomandante-geral da Brigada Militar.
Em dezembro de 2020, uma nova sede do BOPE foi reinaugurada. Localizada até os dias de hoje, na Avenida Bento Gonçalves,3.850 - na zona leste de Porto Alegre.
Que Deus nos ilumine e guarde para que nunca envergonhemos nossa fé, nossas famílias ou nossos camaradas!
Vida longa às Operações Especiais!