Comando Regional de Polícia Ostensiva Central executa novo Plano Tático-Operacional da Brigada Militar – “TENET”

3e8c36c5 9365 4f73 bfb0 4bb90392508d
06164621-3e8c36c5-9365-4f73-bfb0-4bb90392508d.jpg - Foto: Arquivo 1º RPMon
Por Comunicação Social CRPOC Fotos: Arquivo 1º RPMon

Nesta terça-feira (05/10), o Comando Regional de Polícia Ostensiva Central coordena e coloca em prática novo Plano Tático-Operacional da Brigada Militar, que será desenvolvido por áreas de Comandos Regionais com base nas diretrizes do programa RS Seguro (integração, inteligência e investimento qualificado), com operações específicas, focando na prevenção da violência e na contínua redução dos indicadores de criminalidade.

O Plano Tático-Operacional tem como objetivo reforçar a prevenção de delitos; maximizar ações de visibilidade e da presença policial nas ruas, aumentando a sensação de segurança para as comunidades; promover repressão qualificada e respostas adequadas à criminalidade e à violência, em um sistema dinâmico, com atividades monitoradas e reavaliadas para melhor eficácia do trabalho.
O sistema que vai gerenciar as ações do novo Plano Tático-Operacional da Brigada Militar foi denominado “TENET”. A inspiração para o nome está em um intrigante achado arqueológico na Europa, conhecido como Quadrado Sator, que apresenta a palavra TENET ao centro, em conjunto com outras palavras em perfeito palíndromo, que é uma frase ou palavra que pode ser lida da esquerda para a direita ou vice-versa. A Brigada Militar faz alusão ao conceito de início-fim-retorno que a ideia encerra, pois nunca para e segue atuando forte em todas as localidades do Rio Grande do Sul.
Com o novo Plano Tático-Operacional, a Brigada Militar também busca ampliar a integração com outros órgãos de segurança e com as comunidades onde as operações acontecerão até o final de 2021.
Em Santa Maria, as ações do Plano Tático-Operacional contabilizaram a abordagem de 50 automóveis, 30 motocicletas e 129 pessoas. Duas prisões de indivíduos foragidos do Sistema Prisional e 02 rádios HT's também resultaram desta ação, além de autuações em Termo Circunstanciado por Posse de entorpecentes e Boletins de Ocorrência por permitir que pessoa não habilitada conduzisse veículo automotor.
Além do 1º RPMon, a operação contou com apoio do 2° BPChq e do 2° BRBM - 3ª Cia.

Texto: Comsoc CRPOC
Fotos: 1°RPMon