Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Esfes/Osório tem novo comandante

Major Aurélio passou comando ao capitão Marobin

Publicação:

Passagem de comando na Esfes/Osório
Passagem de comando na Esfes/Osório - Foto: Jussara Pelissoli
Por Jornalista Jussara Pelissoli - servidora civil CRPO L

O major Aurélio da Rosa, depois de cinco anos no comando da Escola de Formação e Especialização de Soldados de Osório (Esfes/Osório), passou o cargo ao capitão Daniel Marobin na manhã da terça-feira (09/6), em solenidade restrita, devido às determinações de prevenção ao coronavírus.

Major Aurélio (esquerda) deixa Esfes para assumir comando do 2º BPAT
Major Aurélio (esquerda) deixa Esfes para assumir comando do 2º BPAT - Foto: Jussara Pelissoli

O capitão Marobin era o subcomandante da Esfes/Osório desde setembro de 2017 e agora passa a comandar a unidade de ensino da Brigada Militar. O major Aurélio assume o comando do 2º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (2º BPAT), em Capão da Canoa.

O ato de passagem de comando, no salão de eventos da Esfes, contou com a presença do diretor do Departamento de Ensino (DE) da Brigada Militar, tenente-coronel Marcus Vinicius Gonçalves Oliveira. Ele destacou que o major Aurélio demonstrou fidelidade, envolvimento e capacidade administrativa à frente da Esfes e que para o novo curso de soldados, recém-iniciado, o oficial e sua equipe seguiram as precauções dos protocolos estabelecidos pela Corporação, em meio à pandemia do coronavírus, “de forma a resguardar a sua tropa, promovendo um ambiente de segurança e tranquilidade, que elevou o moral do efetivo”. Ao capitão Marobin, o diretor do DE disse que a experiência do comando em uma escola da Brigada Militar é gratificante, pois a complexidade dessa função é diferente do policiamento, para o qual os policiais são moldados. “Formar e qualificar os ativos humanos da Corporação é estratégico e gratificante”, disse o tenente-coronel Marcus Vinicius.

O major Aurélio da Rosa externou sentimento de realização profissional, salientando que a aspiração de todo oficial é comandar um batalhão operacional. “Nos cinco anos em que estive à frente desta Escola tive muitas e significativas alegrias. Sigo para novas realizações e, principalmente, novos desafios, com a tranquilidade de que a equipe que permanece na Esfes dará prosseguimento aos trabalhos até aqui realizados para reestruturação, manutenção e crescimento da Escola”, afirmou.

Também aconteceu o descerramento da fotografia do major Aurélio na galeria de ex-comandantes da Esfes/Osório.

Estiveram presentes na solenidade o comandante do CRPO Litoral, coronel Marcel Vieira Nery; o subdiretor do DE, tenente-coronel Carlos Augusto Gomes Rodrigues; efetivo da Escola e alguns alunos do Curso de Formação de Soldados.

Brigada Militar