Indicadores de Criminalidade Região Metropolitana
Publicação:


A redução considerável dos indicadores de criminalidade no primeiro semestre de 2023 em comparação com o mesmo período de 2022, em toda a Região Metropolitana é um resultado extremamente positivo e encorajador das ações e esforços empreendidos pela segurança pública, em especial para a Brigada Militar.
Essa conquista demonstra que as estratégias adotadas pelo Comando Metropolitano em conjunto com os Batalhões subordinados (15º BPM, 17º BPM, 18º BPM, 24º BPM, 26º BPM, 33º BPM e 34º BPM) estão produzindo resultados concretos na proteção e bem-estar da população, principalmente na sensação de segurança dos moradores dos Municípios de Canoas, Gravataí, Viamão, Alvorada, Cachoeirinha, Sapucaia do Sul, Esteio, Glorinha e Nova Santa Rita.
A redução significativa nos índices de criminalidade pode ser atribuída a uma combinação de fatores e ações coordenadas no âmbito da segurança pública. Algumas dessas iniciativas incluem:
Fortalecimento da presença policial: Através do aumento do patrulhamento e da presença policial em áreas de maior incidência de crimes, bem como o reforço do patrulhamento em áreas de risco, presença de policiais a pé nas zonas comerciais, abordagens qualificadas e operações especificas e focadas no combate ao crime organizado.
Tecnologia e inteligência: O uso de tecnologias avançadas, como câmeras de vigilância e sistemas de monitoramento, análise de dados de indicadores criminais, ocorrências e macha criminal, tem sido empregada na identificação de padrões criminais e no fornecimento de informações importantes para o emprego de estratégicas para a prevenção e combate ao crime.
Combate ao tráfico de drogas e organizações criminosas: A repressão ao tráfico de drogas tem sido uma das prioridades das ações de segurança, uma vez que essa atividade ilegal está frequentemente associada a outros crimes e à violência urbana.
Integração: as atividades diárias, trabalhos de inteligência e operações em conjunto com as demais instituições que fazem parte do sistema de segurança púbica, como a Polícia Civil, estão sendo cada vez mais incrementadas, facilitando assim a discussão e planejamento de estratégias e execução da atividade policial.
As reuniões de Governança do Programa RS Seguro e Avante realizadas na Região Metropolitana têm sido fundamentais para aprimorar a estratégia e a integração, na redução significativa dos índices de criminalidade na área. O Programa RS Seguro e Avante é uma abordagem integrada de segurança pública, que visa promover uma atuação conjunta e coordenada para enfrentar os desafios da criminalidade em todos os municípios do Comando de Policiamento Metropolitano – CPM. Essa governança tem sido realizada regularmente e oferecem um espaço de diálogo, análise de dados e compartilhamento de informações relevantes para a tomada de decisões estratégicas, não importando o nível do cargo dentro da instituição, com reuniões semanais, quinzenais, mensais e bimestrais.
Por derradeiro, destacamos que a avaliação e acompanhamento contínuo dos resultados e a aplicação de estratégias adequadas e focadas para cada grupo criminal, são cruciais para garantir que a Região Metropolitana continue a progredir na redução dos indicadores de criminalidade. Destacamos ainda que a participação e apoio da sociedade civil também são importantes nesse processo, fortalecendo o trabalho das forças de segurança e colaborando para a construção de sociedade mais segura.
PARABÉNS A TODOS OS POLICIAIS MILITARES DO COMANDO DE POLICIAMENTO METROPOLITANO!
PARABÉNS A TODOS OS SERVIDORES DA AREA DE SEGURNAÇA PÚBLICA!
BRIGADA MILITAR – A FORÇA DA COMUNIDADE