OPERAÇÃO CERCO FECHADO - CAXIAS DO SUL
Publicação:

Na tarde desta terça-feira, o Comando do 12º Batalhão de Polícia Militar dirige-se aos veículos de comunicação para agradecer o reconhecimento das ações e avaliar os resultados obtidos na Operação Cerco Fechado em Caxias do Sul.
Primeiramente é importante dizer que estamos apenas na primeira fase da 0peração Cerco Fechado em Caxias do Sul. A avaliação preliminar dos resultados obtidos é muito positiva. Após o recebimento do aporte de efetivo, na segunda quinzena de fevereiro, houve acentuada redução no indicador de homicídio no município.
Em contraste com a primeira quinzena de fevereiro, onde houve 12 vítimas de crimes violentos letais e intencionais, a segunda quinzena do mês registrou três vítimas de homicídios, salientando ainda que dessas três vítimas nenhuma possuía envolvimento com o tráfico de drogas. Já nos primeiros 12 crimes (1ª quinzena), 06 possuíam relação direta com o comércio de entorpecentes e outros 02 morreram após confrontos com a Brigada Militar.
Nesta última quinzena da operação chegamos a ter 11 dias sem homicídios em Caxias do Sul.
Tudo isso é fruto de muito esforço. Em todo mês de fevereiro realizamos mais de 120 incursões em área de risco, resultando em 173 prisões em flagrante realizadas pela Brigada Militar, além das inúmeras prisões realizadas também pela Polícia Civil.
Nessa mesma linha retiramos das ruas 38 armas de fogo, incluindo uma Submetralhadora, que já é a terceira desse porte apreendida pela Brigada Militar esse ano em Caxias.
Cabe salientar o apoio do Comando-Geral da Brigada Militar que enviou tropas especiais para a região da Serra e também a integração das Forças Policiais em Caxias do Sul.
Do mesmo modo agradecemos o apoio recebido pelo Poder Judiciário e Ministério Público o que permitiu as recentes transferências de lideranças de grupos criminosos que estavam presos nos estabelecimentos prisionais da cidade e foram movimentadas para outros presídios com existência de sistema de bloqueio de sinal telefônico, o que também poderá contribuir ao longo do ano, caso haja a manutenção do afastamento desses criminosos longe da Comarca de Caxias do Sul.
Importante lembrar ainda que todo esse esforço foi realizado durante o período do nosso maior evento “Festa Nacional da Uva”, que envolveu o Parque, os Desfiles e os grandes Shows, onde não foram registradas ocorrências de repercussão.