Palestra sobre violência doméstica é realizada em Venâncio Aires
Publicação:

Na segunda-feira (17/2), em Venâncio Aires, iniciaram-se as atividades de um projeto desenvolvido pelo Sindicato Rural e Emater, em parceria com a Brigada Militar, destinado a integrantes dos Clubes de Mães e sociedades localizadas no interior do município.
A primeira palestra ocorreu em Linha Travessa, com as mães rurais do Grupo do Lar Nossa Senhora Aparecida de Travessa, com o tema violência doméstica, onde foram tratados os tipos de violência e o ciclo que envolve a mulher diante da dificuldade de denunciar o agressor.
Além disso, foi explicado como funciona o trabalho da Patrulha Maria da Penha em Venâncio Aires e Mato Leitão.
A questão da violência doméstica familiar contra a mulher é uma questão social que demanda o desenvolvimento de uma nova cultura na sociedade. Por isso, atuando de forma integrada, a Patrulha Maria da Penha cumpre sua atribuição constitucional além do influente papel que possui em relação à cadeia de informações e, ainda, na frente de combate, proteção e prevenção das mulheres vítimas de violência doméstica.
Em Venâncio Aires, a Patrulha Maria da Penha é composta pelas soldados Catielle Faller e Taís Senna, que atuam desde 2014 fiscalizando as medidas protetivas deferidas pelo judiciário.
Segundo a capitã Michele da Silva Vargas, comandante da 3ª Companhia do 23°Batalhão de Polícia Militar (23°BPM), debates sobre gênero são fundamentais para a existência de uma política de prevenção de violências contra a mulher.
Faz-se necessária a articulação desses grupos, para em conjunto debater sobre tema de tamanha importância e assim encontrar caminhos e criar medidas capazes de conter e de reduzir as taxas de dor, sofrimento e crueldade contra a mulher no ambiente doméstico.