Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Patrulha Maria da Penha do 7º BPM inaugura a "Sala Lilás"

"Em alusão ao 55º aniversário do Batalhão, 7º BPM inaugura a Sala Lilás"

Publicação:

Patrulha Maria da Penha do 7º BPM inaugura a "Sala Lilás"
Patrulha Maria da Penha do 7º BPM inaugura a "Sala Lilás"
Por Patrulha Maria da Penha do 7º BPM

   Este mês é muito especial para o 7º Batalhão de Polícia Militar, no dia 28 de agosto comemoramos 55 anos de serviços prestados à comunidade gaúcha. Nestes anos buscando assegurar a paz social, com tranquilidade e segurança pública, promovendo os direitos humanos, conquistamos muito.  O êxito no cumprimento da nossa missão só vem sendo possível graças a integração com a comunidade, que apoia e incentiva nosso trabalho.

  Essa integração entre o 7º BPM e os setores da sociedade civil vem gerando ótimos frutos, nesta quarta-feira (25/08), dentro das atividades alusivas ao 55º aniversário do Batalhão e ao mês da conscientização e combate à violência contra a mulher – Agosto Lilás –, tivemos a honra de apresentar a comunidade da Região Celeiro o aperfeiçoamento de mais um serviço prestado pela Brigada Militar. Trata-se da inauguração da “Sala Lilás”, espaço destinado ao atendimento humanizado e digno às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, contribuindo, assim, para o fortalecimento da mulher e o resgate de sua cidadania.

  O projeto da Sala Lilás da Patrulha Maria da Penha do 7º BPM, incluindo mobiliário e material de informática, foi apresentado via Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública de Três Passos (CONSEPRO) às instituições financeiras, Banco do Brasil e Sicredi Raízes, as quais, demonstraram todo seu alinhamento com as causas da Brigada Militar e responsabilidade social, destinando os valores monetários solicitados. A mão-de-obra necessária para a preparação da sala foi toda realizada por Policiais Militares voluntários.

  O novo ambiente de acolhimento a mulheres em situação de violência doméstica vem para subsidiar e aprimorar o atendimento especializado realizado pela Patrulha Maria da Penha, a qual, foi implementada no mês de abril de 2020 e conta com constante aperfeiçoamento de seus patrulheiros.

  A Patrulha Maria da Penha do 7º BPM atua nos municípios da Comarca de Três Passos, sendo eles: Três Passos, Tiradentes do Sul, Esperança do Sul e Bom Progresso realizando a fiscalização de medidas protetivas de urgência expedidas pelo poder judiciário. Nos 21 municípios da Região Celeiro a Patrulha, em complementação ao policiamento ostensivo ordinário realizado pela Brigada Militar, atua de forma preventiva, através de palestras, campanhas e ações sociais (doação de alimentos, agasalhos, móveis e materiais didáticos), divulgação de materiais de apoio e prevenção nas mídias sociais à promoção dos direitos das mulheres.

  Desde a implementação, a Patrulha Maria Da Penha do 7º BPM tem buscado a integração com os demais integrantes da rede de proteção à mulher, tais como o Poder Judiciário, a Polícia Civil, O Ministério Público, a Defensoria Pública e os órgãos municipais competentes, os quais tiveram seus representantes presentes na inauguração do Espaço da Sala Lilás, assim apoiando e tornando ímpar esse passo em prol da segurança pública e em especial às mulheres.

  Durante o mês de aniversário, concomitante com as ações do “Agosto Lilás”, o 7º BPM está realizando campanhas de orientação e conscientização sobre violência contra as mulheres. Também, foram realizados encontros e reuniões com dirigentes de entidades de classe e empresas públicas com o objetivo de oferecer vagas em cursos de aperfeiçoamento e qualificação para mulheres atendidas pela Patrulha Maria da Penha.

 

 

  

 

 

Brigada Militar