Segundo dia de palestras encerra o V Seminário Internacional de Polícia Comunitária

Por Soldado Adriély Escouto/PM5

Nos dias 26 e 27 de novembro, a Brigada Militar realizou o V Seminário Internacional de Polícia Comunitária no Teatro do Prédio 40 da PUCRS, em Porto Alegre.

Na terça-feira (26) o evento iniciou às 13hs quando ocorreu o credenciamento dos participantes do evento. Já na quarta-feira (27) o evento iniciou às 8h e o encerramento se deu a partir das 12h30.

No primeiro dia de palestras o 1° painel teve o seguinte título: O planejamento estratégico da Brigada Militar com foco no atendimento ao cidadão. Teve como palestrantes o coordenador-geral de políticas para a sociedade, coronel do Exército Brasileiro José Arnon dos Santos Guerra e o gerente de projetos da Brigada Militar, tenente-coronel Luis Fernando de Oliveira Linch. O mediador do painel que tratou sobre o planejamento estratégico da instituição pensando agora no futuro foi o coronel Marcel Vieira Nery, comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva – Litoral.

Já o 2° painel tratou sobre Ações de Polícia Comunitária no cenário internacional: Uma visão dos Estados da Espanha e Japão. Teve como palestrantes o comissário da Polícia Nacional da Espanha, senhor José Luis Berges Fernández e o representante da JICA no Brasil, senhor Shinji Sato. O painel teve como mediador o chefe da Comunicação Social da Brigada Militar, tenente-coronel Cilon Freitas da Silva.

O 3° painel, que encerrou as palestras do primeiro dia, tratou sobre as Bases Móveis Comunitárias na Operação Golfinho como estratégia de aproximação comunitária. Tendo como palestrantes o coordenador operacional das Bases Móveis Comunitárias na Operação Golfinho 2018/2019, major Wagner Carvalho e a coordenadora operacional das Bases Móveis Comunitárias na Operação Golfinho 2017/2018, major Ana Maria Hermes. O 3° painel teve como mediador o major do 38° Batalhão de Polícia Militar Juliano Moura.

O segundo dia de palestras contou com apenas dois painéis. Foram eles: A atuação em Conselhos Comunitários de Segurança nos Estados de Santa Catarina e Espírito Santo e o 6° será: A ferramenta de projetos de Segurança Solidária nos Estados de Minas Gerais e São Paulo. Este painel contou com os palestrantes o diretor de Segurança Cidadã da Secretaria de Estado de Segurança Pública e presidente da Comissão Coordenadora dos CONSEGs, tenente-coronel da Polícia Militar de Santa Catarina Marcos Aurélio Ramm e o diretor adjunto da Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária da Polícia Militar do Espírito Santos, tenente-coronel QOCPM Sebastião Biato Filho. O 4° painel teve como mediador o chefe da Seção de Operações e Instrução do Estado Maior da Brigada Militar, tenente-coronel Márcio José Rosa da Luz.

O 5° painel que também encerrou as palestras do evento tratou sobre A ferramenta de projetos de Segurança Solidária nos Estudos de Minas Gerais e São Paulo e teve como palestrantes a diretora de Polícia Comunitária e Direitos Humanos do Estado de São Paulo, coronel Helena dos Santos Reis e o subchefe do Gabinete Militar do Governador e coordenador Estadual de Defesa Civil do Estado de Minas Gerais, tenente-coronel PMMG Helvécio Fraga dos Santos. O painel que encerrou o evento teve como mediador o comandante do 1° Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Leandro Oliveira da Luz.

O encerramento do evento foi realizado pela Chefe do Estado Maior da Brigada Militar, coronel Cristine. Durante sua fala a coronel agradeceu a todos que contribuíram na realização do evento. Para ela o evento foi uma troca de ideias e de construção referente a um tema tão importante: “Muito obrigada e agradeço a todos nossos painelistas, palestrantes mediadores e participantes , equipes que trabalharam na organização, que é importante a gente sempre lembrar, essa qualificada plateia, pessoas as quais eu trabalhei nesses quase 34 anos de efetivo serviço na Brigada Militar e pessoas que também estou conhecendo, jovens que ingressam na Brigada Militar.”, afirmou a chefe do Estado-Maior da BM que ao fim do seu discurso concluiu: “peço aos nossos palestrantes e aos nossos policiais militares co-irmãos e representantes de órgãos afins ao tenente- coronel Márcio, a major Karine e suas equipes, a nossa comunicação social da Brigada Militar a nossa salva de palmas.”

A entrada do prédio 40 contou com uma Base Móvel Comunitária da Brigada Militar onde foi possível visualizar o funcionamento do BMMob, o aplicativo móvel da instituição que agiliza os processos de preenchimento de documentação nas ocorrências.

Comunicação Social/EMBM

Texto: Soldado Adriély Escouto/PM5