Tenente-coronel Alexandre da Rosa é o novo comandante do CPM
Cerimônia de passagem de comando ocorreu no Teatro do Sesc em Canoas
Publicação:

Na manhã desta quinta-feira (12), a Brigada Militar realizou a passagem de comando do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM). A cerimônia aconteceu no Teatro do Sesc, em Canoas.
Na ocasião o coronel Oto Eduardo Amorim que atualmente já se encontra na Reserva Remunerada (RR) da Brigada Militar passou as funções de comandante do Comando de Policiamento Metropolitano ao tenente-coronel Alexandre da Rosa.
O evento iniciou sendo prestadas as devidas honras militares a mais alta autoridade do evento, o brigadeiro do ar Mauro Bellintani.
Foi lido o elogio do comandante-geral da BM ao comandante substituído e após também foi relatado o seu currículo vitae.
O comandante-geral da Brigada Militar parabenizou e agradeceu ao coronel Amorim por todos os serviços prestados e comprometimento com a instituição e desejou um bom comando ao tenente-coronel Alexandre da Rosa.
O vice-governador Delegado Ranolfo em seu discurso relembrou dos anos que esteve junto ao coronel Amorim enquanto estava lá na ponta em operações e que salientou que se o coronel agora da RR ainda estivesse na ativa trabalharia os 366 dias desse ano. Desejou também um bom comando ao novo comandante do COM.
O coronel Amorim em seu discurso agradeceu a todos que colaboraram durante os seus anos de serviço na instituição e num discurso emocionado salientou a importância de quem critica a instituição saber como é estar na pele dos brigadianos.
O coronel Alexandre da Rosa que agora assumiu o comando do CPM possui diversos cursos, entre eles o de bacharel é direito, especialização em criminologia e análise criminal, curso de motociclista tático, curso de especialização em coordenação de operações de defesa civil, especialização em políticas de gestão e segurança pública, entre outros. Esteve como capitão a frente da Companhia do Jardim Algarve , do então destacamento especial de Alvorada, também esteve na Casa Civil e Casa Militar junto à Defesa Civil.
Como major esteve no 19° Batalhão de Polícia Militar como subcomandante e também no Comando Rodoviário da BM.
Estiveram presentes no evento o vice-governador e secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Delegado Ranolfo Vieira Júnior, o desembargador do tribunal de justiça militar, coronel Paulo Roberto Mendes Rodrigues, o comandante da ALA3, Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, representando o comando da 6° Divisão de Exército, coronel Rafael Cunha de Almeida, o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Rodrigo Mohr Picon, o subcomandante-geral da BM, coronel Vanius César Santarosa, a Chefe da Polícia Civil Delegada Nadine Tagliari Farias Anflor, o auditor da Receita Federal, Iágaro Jung Martins, comandante do CPM substituído, coronel da RR Oto Eduardo Amorim, comandante substituto, tenente-coronel Alexandre da Rosa, demais autoridades civis e militares presentes no local.
fotos: Rodrigo Ziebell e Gilliard Bagé
Soldado Adriély Escouto/PM5