Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Autoridades prestigiam a Passagem de Comando do Bope e o aniversário das Operações Especiais no RS

A Solenidade aconteceu no dia 16/04, junto à comemoração do 36° aniversário das operações especiais no RS

Publicação:

Passagem de comando BOPE
Passagem de comando do Batalhão de Operações Especiais
Por PM5

A Solenidade de Passagem de Comando do Batalhão de Operações Especiais (Bope) aconteceu hoje à tarde (16/4), junto à comemoração do 36º aniversário das operações especiais no Rio Grande do Sul. Prestigiaram o evento realizado na sede do Bope, autoridades civis e militares, com destaque para o secretário estadual de Segurança Pública, Sandro Caron de Moraes, o secretário-adjunto da Segurança Pública, coronel Mário Yukio Ikeda, o subcomandante-geral da Brigada Militar, coronel Douglas da Rosa Soares, e o chefe do Estado-Maior da Brigada Militar, coronel Luigi Gustavo Soares Pereira.

A centenária Banda de Música da Ajudância-Geral da Brigada Militar, que enalteceu o evento, contou com a regência do mestre sargento Gonçalves.

Passagem de Comando

O major Gabriel Leivas Müller Hoff foi nomeado comandante do Batalhão de Operações da Brigada Militar (Bope), sucedendo ao coronel Felipe Costa Santos Rocha, que exerceu a função entre julho de 2022 e novembro de 2024. O subcomandante-geral da Brigada Militar, coronel Douglas da Rosa Soares, destacou a atuação deste colega na ocorrência do atirador de Novo Hamburgo, bem como a habilitação e qualificação de mais de três mil policiais militares em cerca de 70 cursos.

O major Hoff, novo comandante do Bope, é natural de Porto Alegre, é marido e pai. Seu currículo inclui ao menos quatro bacharelados, entre eles, em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública na Academia de Polícia Militar do Barro Branco da Polícia Militar de São Paulo, e em Ciências Jurídicas e Sociais na Universidade Bandeirante. O major Hoff possui ainda, mais de uma dezena de especializações, e tem registrado o exercício de diversas funções na área de ações táticas, operações especiais e de inteligência.

Medalhas de Mérito

Na sequência, os presentes assistiram a entrega das Medalhas de Mérito de Operações Especiais da Brigada Militar. A distinção concedida pelo governador do Estado, por indicação do comandante-geral, é conferida aos militares, policiais militares, civis, pessoas físicas e/ou jurídicas, brasileiros ou estrangeiros que, no exercício de suas funções e atividades, tenham contribuído para o desenvolvimento, aperfeiçoamento e aprimoramento do serviço de operações especiais da Brigada Militar, que tenham se sobressaído em operações policiais de significativa e reconhecida importância para a sociedade, atuado de forma marcante e destacada para o prestígio, imagem e conceito da Brigada Militar junto à sociedade e a outras organizações.

36º aniversário das Operações Especiais

O Bope corrobora o legado do Gate, o Grupo de Operações Táticas Especiais criado em 1990, que durante 28 anos esteve na linha de frente das ocorrências de altíssima complexidade.

Criado por meio do Decreto Nº 54.424/2018, o Bope foi instalado oficialmente em janeiro de 2019. O conceito das operações especiais abrange as “ações de segurança pública executadas por indivíduos especialmente selecionados, as quais são conduzidas em contextos que transcendem a capacidade operativa convencional”. O Batalhão Coronel Paulo Eloir Bortoluzzi homenageia o patrono em cada ação, seja no campo técnico, tático ou humano, sob o lema: “operar, treinar, dar treinamento e evoluir a doutrina”. Diariamente, o Bope escreve a sua história pelas mãos de homens e de mulheres que honram o seu compromisso com a sociedade gaúcha.

Fotos: Sd Ribeiro e Sd Brenda (PM5)

Brigada Militar