Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Brigada Militar divulga balanço parcial da 53ª Operação Golfinho

Corporação registra diminuições em furtos, roubos a pedestre e homicídios

Publicação:

Brigada Militar divulga balanço parcial da 53ª Operação Golfinho
Brigada Militar divulga balanço parcial da 53ª Operação Golfinho - Foto: Sd Morsch / PM5

A Brigada Militar divulga o balanço parcial da 53ª edição da Operação Golfinho, maior mobilização institucional da Corporação. Entre os dias 24 de dezembro e 25 de janeiro, período relativo à primeira parte da operação, houve queda em oito dos onze principais indicadores de criminalidade, na comparação com o mesmo período da operação no ano anterior, nos litorais Norte e Sul e balneários de água doce, regiões atendidas pela mobilização.

Desde o início da ação, foi registrada uma diminuição de 34,2% nos furtos qualificados, que totalizaram 217. As ocorrências de roubo a pedestre somaram 226, número 20,7% menor que o do ano passado. Foram registrados 26 homicídios, uma redução de 10,3% na comparação com o ano anterior. Além desses, também foram registradas diminuições em furtos em veículo (-14,8%), furtos de veículos (0,8%), perturbação do sossego (-9,4%), furto arrombamento em residência (-6,1%) e furto arrombamento em estabelecimento comercial (-12,5%).

A BM realizou 1306 prisões, apreendeu 66 armas de fogo e 1668 cartuchos de munição e mais de 32 quilos de drogas. Também foram realizadas mais de 104 mil abordagens, 8599 atendimentos de ocorrências, 65 capturas de foragidos, mais de 76 mil fiscalizações em veículos e 28 mil autuações em automóveis.

A Brigada Militar segue atuando com reforço no litoral Norte e Sul até o dia 26 de fevereiro, data que marca o final da Operação Golfinho, concentrando esforços para a redução dos índices de criminalidade e garantindo a segurança do veraneio da população gaúcha. Participam da Operação Golfinho os Comandos de Policiamento Ostensivo do Litoral e do Sul do RS, além do Comando Rodoviário, Comando Ambiental, Batalhão de Aviação, Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e Comando de Polícia de Choque (CPChq).

--

Texto: jornalista Ícaro/PM5/BM

Brigada Militar