Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Comandante do 1º BPM

MAJOR
Major COSTA LIMEIRA

Nome: MÁRCIO LUIZ DA COSTA LIMEIRA

Nome de Guerra: Costa Limeira

Posto: Major QOEM

Endereço: Rua dezessete de junho, 387 

Bairro: Menino Deus, Porto Alegre/RS - CEP: 90110-170

E-mail: 1bpm-comsoc@bm.rs.gov.br

Currículo

 O Major do Quadro de Oficiais de Estado Maior da Brigada Militar Marcio Luiz da Costa Limeira, nasceu em 8 de novembro de 1980, em São Paulo/SP.

Ingressou na Brigada Militar em 16 de fevereiro de 1998, na Academia de Polícia Militar, onde frequentou o Curso de Formação de Oficiais, formando-se no ano 2000.

O Major Costa Limeira realizou diversos cursos ao longo da vida profissional, destacando-se:  Curso Expedito de Motomecanização (2001),  Curso de Controle e Resolução de Conflitos em Situação de Crise (2006), Curso de Comando de Incidentes 100/210/300, pela Guarda Costeira dos Estados Unidos (2011),  Curso de Comando de Incidentes 341/400 – Centro de Operações de Emergência (2012), Curso de Extensão em Didática do Ensino Superior (2014) e Curso Avançado de Administração Policial Militar (2015).

Além disso, possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS (2007); especialização em Segurança Pública pela PUCRS (2007), em Direito do Estado pela UNIRITTER (2016) e em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS (2018); e Mestrado em Administração - Área de Concentração: Pesquisa Operacional do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA/UFRGS).

Também é instrutor do Curso Superior de Polícia Militar da Brigada Militar nas disciplinas de Estratégia e Controle, Estatística Aplicada e Tomada de Decisão.

Atuou em diversos órgãos policiais militares unidades da Brigada Militar: 1º Batalhão de Polícia Militar (sua primeira unidade como oficial), Comando de Policiamento da Capital, Assessoria Jurídica, Comando Rodoviário, Estado-Maior da Brigada Militar, Comissão de Avaliação e Mérito, Secretaria da Segurança Pública e Gabinete do Subcomandante-Geral, sendo que desde abril 2022 exercia a função de subcomandante do 1º BPM, o Batalhão de Ferro.

Brigada Militar