Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Comandante do 33º BPM

Por Comunicação Social do 33° BPM
foto site

 

Nome: Tenente Coronel QOEM

MÁRCIO LEANDRO S. DA SILVA

Data de Nascimento: 30/10/1971

Idade: 52 anos

Naturalidade: Sapucaia do Sul

Estado: RS

Profissão: Funcionário Público - Militar Estadual

Órgão: Brigada Militar – Comando de Policiamento Metropolitano – 33º BPM - Sapucaia do Sul/ RS

Posto: Tenente Coronel do Quadro de Oficiais do Estado Maior da Brigada Militar

Nome do Pai: João Paim da Silva

Nome da Mãe: Juçara Maria Silva da Silva

Histórico Escolar Ensino Fundamental

Escola de 1º e 2º Graus São Paulo

Cidade: Canoas/ RS

Período: 1979 a 1986

Ensino Médio

Escola de 1º e 2º Graus La Salle

Cidade: Caxias do Sul/ RS

Período: 1987 a 1989

Formação Superior

Academia de Polícia Militar - Curso de Formação de Oficiais/ Bacharel em Ciências Militares – Área Defesa Social.

Cidade: Porto Alegre/ RS

Período: 1995 a 1998

Especialização: MBA “in company” – Pós Graduação em Gestão Pública – Faculdades SENAC - Departamento de Ensino – Brigada Militar – 2014/ 2015

Cursos, Seminários e Simpósios de Aperfeiçoamento

Curso de Bombeiro Militar – CEIB/ 5º GCI – 1991

Curso de Socorros de Urgência e Formação de Socorristas – CEIB/ 5º GCI – 1991

Seminário Cidades Saudáveis do 3º Milênio – Tema: Criança e Adolescente em Situação de Risco – Brigada Militar e PUC/RS – 1997.

1ª Conferência Municipal de Direitos Humanos – Prefeitura Municipal de Porto Alegre/ RS – 1998.

Seminário de Reforma do Código Penal – Assembléia Legislativa – Comissão de Constituição e Justiça – Presidente Deputado Vieira da Cunha – Porto Alegre/ RS – 1998.

1º Seminário Estadual de Segurança Pública – Assembléia Legislativa – Brigada Militar – 1998.

Oficina de Treinamento em Práticas Policiais e Direitos Humanos – Brigada Militar – 1999.

Curso de Defesa Pessoal - Academia Kodô – Caxias do Sul/ RS – 1999.

Curso Integrado de Atualização sobre Ações Básicas de Segurança Pública - Uso da Força e da Arma de Fogo - SJS - 2000.

Estágio de Habilitação para Condutores de Veículos Oficiais pelo Centro de Moto Mecanização/ BM, categoria A/B – 2001.

Curso de Capacitação de Agentes de Prevenção e Identificação de Violência na Área da Infância e da Juventude - ACADEPOL - 2001.

Curso de Criminalística e Medicina Legal - Fundação Irmão José Ottão – Curso de Extensão Universitária da PUC/RS - 2002.

Curso de Gerenciamento de Crises – Quality Police/ Fire Security Training – 2002

Curso de Negociação – Quality Police/ Fire Security Training – 2002.

Curso de Stress Fire (Pistola Mediante Stress) – Armamento utilizado: Pistola Taurus, Calibre .40, modelo PT 100 – Quality Police/ Fire Security Training – 2002.

Curso Command Post e Intelligence Ops Training – Quality Police/ Fire Security Training – 2002.

Curso de Busca e Localização de Artefatos Explosivos – Grupo de Ações Táticas da Brigada Militar/ GATE – 2002.Curso de Controle e Resolução de Conflitos e Situações de Crise – Secretaria Nacional de Segurança Pública – Ministério da Justiça – Brigada Militar – 2003.

Curso de Provisionado em Educação Física Para Instrutores de Defesa Pessoal da área da Segurança Pública - Conselho Regional de Educação Física/ RS - Brigada Militar - 2003.

Curso de Imobilizações Táticas para Instrutores de Defesa Pessoal da Área da Segurança Pública – Centro Avançado de Técnicas de Imobilização – CATI – SWAT – Diretoria de Ensino – Brigada Militar – 2004.

Curso de Formação de Instrutores do Programa Educacional de Resistência as Drogas - PROERD - Diretoria de Ensino – Brigada Militar – 2005.

Especialização de Instrutores do Programa Educacional de Resistência as Drogas - Atualização de Currículo – Embaixada Americana - PROERD - Polícia Militar do Estado do Paraná – 2006.

Curso de Especialização em Bombeiros para Oficiais – Escola de Bombeiros – Departamento de Ensino - Brigada Militar – 2008. Laureado 2º Colocado no Curso.

Curso Operacional de Defesa Civil – Coordenadoria Estadual de Defesa Civil – Gabinete da Governadora do Estado do Rio Grande do Sul – 2008.

Curso de Administração e Planejamento para a Redução de Desastres – APRD - Coordenadoria Nacional de Defesa Civil – 2009.

Oficina de Gestão do Conhecimento da Feira de Conhecimento em Segurança Pública – PNDU – PRONASCI – Ministério da Justiça – Brasília – 2009.

Treinamento em Atividades Busca e Localização de Artefatos Explosivos e Gerenciamento de Crises – GATE – 1º Batalhão de Operações Especiais – Brigada Militar – 2012.

MBA “in company” – Pós Graduação em Gestão Pública – Faculdades SENAC - Departamento de Ensino – Brigada Militar – 2014/ 2015.

Curso de Inteligência Policial da Brigada Militar – Agência Central de Inteligência – Departamento de Ensino – Brigada Militar – 2015

1º Seminário Segurança Pública e Comunicação - SSP/ RS - Novembro de 2015 - Porto Alegre/RS.

Curso de Comunicação Social - PM5 - Departamento de Ensino - Brigada Militar - 2019

Curso de Capacitação em Saúde Mental do Programa Anjos - Assessoria Biopsicosocial - Departamento de Ensino - Brigada Militar - 2021.

Curso MEDIA TRAINING - Competências Comunicacionais Para Porta-Voz Da Brigada Militar - FAMECOS/ PUC - Departamento de Ensino - Brigada Militar - 2022.

Curso de Especialização em Gerenciamento de Crises – Batalhão de Operações Especiais/ BOPE BM - Departamento de Ensino - Brigada Militar - 2023.

Experiências profissionais

Em 1999, como Oficial Subalterno da 1ª Cia PM do 12º BPM, trabalhou o envolvimento Comunitário da Sociedade e da Polícia da resolução de problemas nas questões da Segurança Pública.

Comandou o Policiamento da área Central de Caxias do Sul/ RS.

Coordenou as ações táticas e técnicas da prisão dos assaltantes do Banco do Brasil – Agência Pio X – na madrugada de 04 Março de 2001.

Chefe do Setor de Correição e Justiça do 12º BPM de Outubro de 2000 a Fevereiro de 2002.

Como Capitão do Quadro de Oficiais de Estado Maior da Brigada Militar, foi Sub Comandante da Zona Leste de Caxias do Sul/ RS – 2001 a 2002;

Comandou, por dois anos a Zona Leste de Caxias do Sul/ RS – 3ª Cia PM – 2002 a 2004.

Coordenou do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública – CIOSP Caxias do Sul/ RS.

Comandou o efetivo do Pelotão de Operações Especiais - POE e Patrulhas Especiais - PATRES, do Comando Regional de Policiamento Ostensivo da Serra – CRPO Serra, na Força Tarefa da Operação Golfinho Edição 2006/ 2007.

Comandou as ações de isolamento, contenção e mediação de conflitos na ação dos 03 (três) assaltantes que tomaram por refém 02 (duas) mulheres e 01 (um) homem na Agência dos Correios da localidade de Forqueta, em Caxias do Sul/ RS, tendo êxito, durante o processo de negociação que realizou, na libertação dos 03 (três) reféns e na rendição e prisão dos três delinqüentes tomadores dos reféns.

Comandou a 2ª Companhia de Polícia Militar da Brigada Militar, com responsabilidade pela Zona Norte e Sul de Caxias do Sul.

Chefiou a 1ª Seção do Estado Maior do 12º BPM, responsável pelos Recursos Humanos.

Como Oficial no Corpo de Bombeiros de Caxias do Sul, Comandou a Região dos Campos de Cima Da Serra – 2008.

Expositor da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública com a experiência SIGPI – Sistema Integrado de Gestão da Prevenção a Incêndios - PNDU – PRONASCI – Ministério da Justiça – Brasília – 2009.

Atuou e coordenou o salvamento e resgate da criança que caiu do Edifício Jaguaribe, no inicio do ano de 2009.

Comandou a Operação de Controle e Extinção de Incêndio na Empresa RONI DA SILVA CHAVES em Caxias do Sul em Março de 2009.

Atuou e coordenou o salvamento e resgate do motorista do veículo que caiu no Arroio Tega, próximo a cascata do Moinho, em Novembro de 2009.

Comandou a Operação de Controle e Extinção de Incêndio na casa noturna Amadeus em Caxias do Sul.

Atuou na operação de resposta e reconstrução quando a Cidade de Canela/ RS foi atingida por vendaval, em Julho de 2010.

Comandou a Operação de Controle e Extinção de Incêndio na Empresa VIDEQUIMICA em Caxias do Sul em Dezembro de 2010.

Comandou a Operação de resgate dos corpos do empresário e dos dois meninos, vitimas de latrocínio em Janeiro de 2012, em Caxias do Sul.

Em transferência para o 36º BPM, com Sede em Farroupilha, foi designado para comandar o município de Flores da Cunha com responsabilidade territorial por 07 (sete) municípios: Flores da Cunha, São Marcos, Antônio Prado, Ipê, Nova Roma do Sul e Nova Pádua, de 2012 a 2013.

Participou das ações e confronto com a quadrilha do renomado delinquente “Falcão” em Dezembro de 2012 em Cotiporã/ RS.

Em 2013 foi designado para comandar a 1ª Companhia de Polícia Militar do 36º BPM com sede em Farroupilha.

Participou das ações de prevenção e enfrentamento aos ataques a instituições financeiras e carros fortes na Serra Gaúcha, de 2012 até 2016, tendo inclusive produzido monografia sobre o assunto.

Participou das ações de cerco e captura de assaltantes de banco, oriundos de Santa Catarina, quando em ação no Município de Antônio Prado e homiziados na Serra da Rio das Antas entre Flores da Cunha e Antônio Prado.

De Março de 2015 até Novembro de 2015 atuou como Sub Comandante do 36º BPM.

Em Dezembro de 2015, passou a ser o Chefe de Inteligência do 12º BPM com sede em Caxias do Sul/ RS.

Atuou como Sub Comandante do 12º BPM no ano de 2017, momento em que pela primeira vez o Comando Regional de Polícia Ostensiva da serra e o Batalhão receberam o prêmio Destaque AVANTE – BRIGADA MILITAR, como batalhão com melhor desempenho operacional e melhor redução de índices de violência do Estado.

Em março de 2018, foi relocado para as funções de Chefe de Logística e Patrimônio do CRPO Serra, permaneceu até Junho de 2020, onde implementou a virtualização de todos os procedimentos de logística, trazendo mais celeridade ao trabalho.

Em Junho de 2020, foi movimentado para o 12º BPM, na função de Sub Comandante, para auxiliar na redução de indicadores de violência.

Em maio de 2021, foi transferido para o 24º BPM em Alvorada, na função de Sub Comandante, compondo equipe de trabalho para atuar na redução de indicadores de violência. Ressalta-se que Alvorada, atualmente, figura como o município com maior redução de índices do Estado, informação essa, fartamente veiculada em mídias e reportagens, sendo inclusive escolhida cidade referência para divulgação dos dados de fechamento do ano de 2021 pela Secretaria de Segurança Pública do Estado.

Em 06 de Junho de 2022, assumiu o interinamente o comando do 24º BPM.

Em 14 de Junho de 2022 assumiu de forma definitiva o comando do 24º BPM.

Em 22 de Maio de 2023, assumiu o Comando do 33BPM, em Sapucaia do Sul

Condecorações

Medalha S1 (bronze): 10 anos de serviços prestados;

Medalha S2 (prata): 20 anos de serviços prestados;

Medalha S3 (ouro): 30 anos de serviços prestados;

Medalha da Defesa Civil de Caxias do Sul;

Medalha do Especial Mérito dos Serviços de Bombeiro - Categoria prata;

Medalha Destaque dos 180 anos da Brigada Militar e

Medalha Coronel Otávio Frota - Mérito Reconhecido.

Medalha Serviços Distintos.

Comendas recebidas

Comenda do 12º BPM, Categoria Prata

Comenda do 24º BPM - Alvorada/ RS

Comenda Metropolitana, do Comando de Policiamento Metropolitano

Comenda do 33º BPM - Sapucaia do Sul/ RS

Comenda do 15º BPM - Canoas/ RS

Comenda do 1º Batalhão de Polícia de Choque.

Comenda 26º BPM - Cachoeirinha/ RS

Títulos e distinções recebidas

Título de Cidadão Honorário de Alvorada, em 05 de Abril de 2022.

Experiência como Instrutor

Instrutor da disciplina de Socorros de Urgência.

Instrutor da disciplina de Criminalística ao CBFPM/ 99 – 12º BPM.

Instrutor da disciplina de Criminalística ao CBFPM/ 2003 – 12º BPM.

Instrutor da disciplina de Criminalística ao CBFPM/ 2003 – CRPO Hortências.

Instrutor da disciplina de Técnicas de Expressão Oral ao CBFPM/ 99 – 12º BPM.

Instrutor da disciplina de Defesa Pessoal ao CBFPM/ 2000, 2001, 2002, 2003 e 2004 - 12ºBPM;

Instrutor de Técnicas de Abordagem à pé e motorizado ao efetivo do 12º BPM;

Instrutor de Gerenciamento de Crises e Negociação ao efetivo do 12º BPM;

Instrutor de Defesa Pessoal do Plano Anual de Qualificação Profissional - edição 2004.

Instrutor de Defesa Pessoal para os monitores do Centro de Atendimento Sócio Educativo do Estado do Rio Grande do Sul – CASE.

Instrutor de Defesa Pessoal para o Curso Técnico de Segurança Pública.

Instrutor de Gerenciamento de Crises e Negociação para o Curso Técnico de Segurança Pública.

Instrutor de Gerenciamento de Crises e Negociação para o Curso Básico de Formação Policial Militar.

Instrutor de Atendimento Pré-hospitalar/ Suporte Básico da Vida ao Curso Básico de Formação Policial Militar do 12º BPM.

Instrutor de Técnica e Tática de Combate a Incêndios ao Curso Básico de Formação Policial Militar do 12º BPM.

Instrutor de Atendimento Pré-hospitalar/ Suporte Básico da Vida ao Curso de Qualificação Profissional do 12º BPM e 10º BPM.

Instrutor de Técnica e Tática de Combate a Incêndios ao Curso Básico de Formação Policial Militar Temporário – Bombeiro do 5º CRB.

Instrutor de Gerenciamento de Crise e Mediação de Conflitos ao CBFPM 2012/ 2013 no 36º BPM.

Brigada Militar