Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Comando Regional de Polícia Ostensiva do Planalto completa 46 anos de história

Publicação:

Foto da antiga sede do CRPO Planalto à época CPA 3
Foto da antiga sede do CRPO Planalto à época CPA 3
00:00:00/00:00:00

Institucional - CRPO Planalto

História do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Planalto, com sede em Passo Fundo, pertencente a Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul. Crédito: CRPO Planalto

Na quinta-feira (13/08), comemoramos 46 anos de criação do Comando Regional de Polícia Ostensiva Planalto. Ele foi instituído através do Decreto nº 13.276, de 13 de agosto de 1974, com a denominação de Comando de Policiamento de Área/3, tendo sido instalado em Passo Fundo em 28 de novembro de 1974. Situa-se, atualmente, na rua Coronel Pelegrini, nº 562, bairro Rodrigues, neste município. 

O CRPO-Planalto é comandado pelo coronel André Idalmir Savian Giuliani, com abrangência em 83 municípios, distribuídos operacionalmente entre o 3º Regimento de Polícia Montada, sediado em Passo Fundo, o 13º Batalhão de Polícia Ostensiva sediado em Erechim e o 38º Batalhão de Polícia Ostensiva sediado em Carazinho. Também faz parte do Comando Regional de Polícia Ostensiva Planalto o 3º Batalhão de Polícia de Choque, sediado em Passo Fundo.

O CRPO-Planalto, conhecido como Gigante do Norte, e sendo o maior Comando Regional da Brigada Militar em número de municípios, se destaca pela sua atuação, tanto em nível administrativo, como em nível operacional, através das unidades que o compõem. Administrativamente, vem se destacando na padronização de procedimentos administrativos no setor correcional, já reconhecido pelo Comando Geral da Instituição. Operacionalmente, vem atuando nas mais diversas modalidades de policiamento ostensivo para a manutenção de níveis aceitáveis de criminalidade.

Foto da Inauguração do CPA-3 em 28/11/1974
Foto da Inauguração do CPA-3 em 28/11/1974

Comunicação Social do CRPO-Planalto

Brigada Militar