Congresso da Brigada Militar discute planejamento e liderança
Publicação:

A Brigada Militar realizou, nesta quarta-feira (1º/11), no Salão de Atos da PUCRS, o seu Congresso Institucional. Com o tema “Construindo o Amanhã”, o evento reuniu o efetivo de oficiais, alunos-oficiais e alunos-tenentes da Corporação em todo o estado, além de autoridades convidadas de diversos outros órgãos e instituições parceiras. A programação contou com palestras e atividades com o objetivo de discutir o alinhamento e o planejamento institucional.
Durante a manhã, o público foi recepcionado pelo Comando da Brigada Militar, pelo secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Sandro Caron, e pelo procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz. Durante o seu discurso, o secretário Caron parabenizou a Brigada Militar pelos resultados operacionais e por sua eficiência operacional, além de prestar contas sobre pautas que estão em andamento junto ao Conselho Nacional dos Secretários de Segurança Púb
A programação seguiu com a presença do professor, historiador e palestrante Leandro Karnal. Em sua exposição, o professor abordou temas como autoridade, tipos de liderança e competências profissionais para a liderança do presente e do futuro.
A manhã ainda teve apresentação do comandante-geral da Brigada Militar, coronel Cláudio dos Santos Feoli. Durante a sua palestra, o Comando fez um balanço das ações que foram empreendidas até o momento, aquelas que estão em andamento e os objetivos e desafios enfrentados nos cenários interno e externo pela Corporação.
No turno da tarde, o subcomandante-geral da Brigada Militar, coronel Douglas da Rosa Soares, destacou questões como o engajamento interno, a conexão entre oficiais e praças, as ações de policiamento preventivo e as ações de correição e saúde, como o Programa PM Vítima, a Ouvidoria da Mulher e o Programa Anjos.
O chefe do Estado-Maior da BM Coronel Luigi Gustavo Soares Pereira, trouxe à apresentação pontuações da modernização do fardamento da BM, as questões dos processos seletivos CTSP e CBA, a renovação da frota de veículos - qualificando a infraestrutura institucional - pontuou também as estratégias de ensino para o ano de 2024, para a atualização e aperfeiçoamento do efetivo.
O diretor do Departamento de Informática coronel Alex Sandre Pinheiro Severo, explanou sobre a melhora nos mecanismos de informática da Instituição, citando a implementação de um sistema de dados e pesquisa - Censo BM - que teve finalização da 2ª edição no último dia 31 e, a este, foi estabelecido um novo processamento para uma melhor maneira de trabalhar os dados produzidos pelo efetivo da Brigada Militar, bem como outras melhoras, entre elas a preparação do efetivo para atuar nas Salas de Operações (Sop) e trabalhar com o novo sistema de atendimento e despacho de ocorrência (SINESP CAD).
O corregedor-geral da BM coronel Vladimir Luis Silva da Rosa, realizou a última palestra do evento e expressou a importância da postura de liderança e de bons exemplos, os quais multiplicam os bons comportamentos e por fim, os resultados.
Para finalizar o Congresso, o comandante-geral da BM cel Feoli, agradeceu a atenção de todos os presentes e finalizou:
"Nós estamos trabalhando incessantemente para levar a Instituição ao mais alto patamar. É o mínimo que cada um de nós merece! Porque nós compomos esta Instituição, que é imaterial".
Texto: sargento Rufato /PM5 e jornalista Ícaro Ferreira/PM5
Fotos: sargento Rufato/PM5, soldado Everton de David/PM5 e soldado Ribeiro/PM5