Espadim Tiradentes é entregue a 69 futuros capitães da BM
Publicação:



A manhã ensolarada de quinta-feira (21/04) abrilhantou a cerimônia que marcou a conquista do Espadim Tiradentes de 69 cadetes do Curso Superior de Polícia Militar da Brigada Militar. O evento foi realizado no Estádio General Cypriano, no complexo do Departamento de Ensino da BM, em Porto Alegre.
A solenidade também marcou o dia das polícias Civis e Militares, que foi instituído pelo Decreto-Lei nº 9.208 de 1946, do governo federal, no dia 21 de abril, mesmo dia em que se celebra o feriado em homenagem ao alferes Joaquim José da Silva Xavier – Tiradentes, patrono das polícias.

O Espadim significa honra, dignidade e orgulho daqueles que serão as futuras lideranças da corporação, e o artefato os acompanhará até a formatura do curso, quando os cadetes receberão a espada e se tornarão capitães da Brigada Militar.
Durante a solenidade, foram entregues medalhas a militares e civis que contribuíram com o desenvolvimento da instituição.

O Comando-geral da instituição destacou especialmente a homenagem ao soldado Luís Arnaldo dos Santos Aramburú, que tombou em cumprimento do dever, em março deste ano, honrando o juramento que fez ao ingressar na Corporação, de dedicar-se inteiramente à segurança da comunidade “mesmo com o risco da própria vida”. A mãe do sd Aramburú Sônia Flores e a viúva do militar Agleiciane Ferraz receberam a honraria em sua memória.
Em sua fala, o comandante-geral da BM coronel Cláudio dos Santos Feoli lamentou o ocorrido com o militar e destacou que “qualquer agradecimento que tenhamos acerca do sacrifício de seu filho e esposo será pouco”, concluiu.

Após o juramento que firma o compromisso de honra e aceitação das obrigações e deveres da função, os padrinhos e madrinhas dos alunos-oficiais realizaram a entrega dos espadins. O cadete Luís Felipe Pereira Dourado, primeiro colocado no concurso público de admissão ao CSPM, recebeu o espadim das mãos do governador Ranolfo Vieira Junior.
O Comandante-geral da BM coronel Feoli celebrou a continuidade no ciclo de formação de oficiais na corporação e destacou a aspiração do ingresso regular de policiais militares na Corporação. “A Academia de Polícia Militar está, hoje, com 213 novos cadetes em formação. Os quais, tão logo concluam o Curso Superior de Polícia Militar irão reforçar nossas fileiras em unidades operacionais, qualificando a atividade de fiscalização e gestão em prol da melhoria na prestação de serviços a sociedade gaúcha”, salientou.
O secretário de Segurança Pública do RS coronel RR Vanius Cesar Santarosa salientou a importância do comprometimento do cadetes com a formação. “Em breve os senhores serão classificados nos mais diversos municípios do Estado, onde estarão representando a Corporação junto as suas comunidades. O espadim simboliza a honradez, o orgulho de ser policial militar. Portanto, façam jus a isso”, ressaltou.
O governador do Estado Ranolfo Vieira Júnior enfatizou que as mais de três décadas de ligação com a Segurança Pública permitem que ele afirme aos cadetes “estão ingressando na melhor Polícia Militar do país. Honrem a nossa Brigada Militar e a história desta instituição”, elogiou.
O Governador destacou, ainda, a complexidade da função. “Vocês não estão ingressando em uma atividade qualquer do serviço público. Vocês estão ingressando numa atividade de alto risco e aqui fica meu desejo que, a cada turno vocês retornem as suas famílias”, concluiu.

