Força-tarefa complementa a intensificação do policiamento ostensivo realizada desde o início de janeiro e sem data para acabar

Ofensiva da BM em Caxias do Sul resulta em 10 detidos e 1300 porções de drogas apreendidas - Foto: Divulgação BM

Uma força-tarefa realizada pela Brigada Militar ao longo da última terça-feira (30/1) resultou em 10 pessoas detidas e na apreensão de mais de 1300 porções de drogas em diversos bairros de Caxias do Sul.

As primeiras prisões ocorreram durante a manhã da terça, nos bairros Santa Fé e Sagrada Família. Nas duas ocorrências, dois foragidos de 38 e 50 anos foram recapturados pelos policiais militares.

Durante a noite, mais duas ocorrências com prisões foram realizadas. Nelas, um total de oito pessoas foram detidas por tráfico de entorpecentes. A primeira aconteceu no bairro Esplanada, dois menores foram apreendidos e um homem de 20 anos foi preso por tráfico de drogas. Durante abordagem e busca pessoal, foram localizadas duas porções de crack já fracionados para venda e a quantia de R$ 2.160. Durante a ação, ainda foram localizados mais entorpecentes e dinheiro. Ao todo, foram apreendidos 334 porções de crack, 77 porções de cocaína, 13 porções de maconha, R$ 2.828,65, uma câmera de videomonitoramento e anotações de venda de entorpecentes.

Já no bairro Salgado Filho, a ocorrência aconteceu por volta das 21h55. Após denúncia da comunidade sobre tráfico de drogas, foram apreendidos três menores e dois homens, de 18 e 23 anos. Com eles, 748 porções de crack, 97 porções de cocaína, 34 unidades de ecstasy, uma porção de maconha, 10 munições calibre 32, uma balança de precisão, R$ 1.085, além de colares, relógios, anéis e pulseiras.

Esforços - Os resultados obtidos na terça se somam às medidas de intensificação do policiamento ostensivo no município, com esforços focados na contenção de homicídios, recaptura de foragidos e combate ao tráfico de entorpecentes desde o início de janeiro e sem data para acabar.

“A Brigada Militar realizou 41 operações no mês de Janeiro em Caxias, resultando em 228 pessoas presas. Permaneceremos com a estratégia de dissuasão focada em grupos criminosos envolvidos nos homicídios”, comenta o tenente-coronel Ricardo Vargas, comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), unidade responsável pelo policiamento de Caxias do Sul.

Na última sexta-feira (26/1), uma ação integrada foi realizada pela BM e pela Polícia Civil e Polícia Penal com o objetivo de combater os crimes violentos letais e intencionais (CVLI). Em ato simultâneo, foi realizada a Operação Fecha Quartel, na qual policiais militares que atuam nas áreas administrativas são empregados no policiamento ostensivo das ruas. As ações resultaram na prisão de nove pessoas e apreensões de porções de crack, cocaína e maconha.

Já no domingo (28/1), quatro pessoas que faziam parte de uma organização criminosa foram presas em flagrante após alerta do cercamento eletrônico do município, acompanhamento realizado pela força tática do 12º BPM e confronto no qual nenhum dos policiais saiu ferido. Na ação, foram três homens de 35, 24 e 27 anos e uma mulher de 23 anos foram detidos. Ainda foram apreendidos um revólver calibre 38, seis munições, porção de cocaína, cigarros de maconha e uma máscara de palhaço.

Texto: soldado Cláudia Schmitt/Comunicação Social do 12º BPM;
Edição: jornalista Ícaro Ferreira/PM5