Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Patrulha Maria da Penha divulga novo balanço de indicadores criminais de violência contra a mulher

Publicação:

Dados referentes a Patrulha Maria da Penha
Dados referentes a Patrulha Maria da Penha

Neste dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, a Brigada Militar, através das Patrulhas Maria da Penha, reafirma o compromisso de reduzir os indicadores criminais de violência contra a mulher e de contribuir para que as mulheres se fortaleçam e possam desfrutar de uma vida digna, sem violência!

Patrulha Maria da Penha:
É uma guarnição policial militar dedicada à prevenir e enfrentar a violência doméstica e familiar contra a mulher. Nosso foco está na realização de visitas de acompanhamento às vítimas, para verificação do cumprimento do estipulado nas Medidas Protetivas de Urgência pelo agressor.

O que fazemos:
Fiscalizamos o cumprimento das Medidas Protetivas de Urgência, garantindo maior proteção às mulheres.
Orientamos a vítima sobre os seus direitos.
Encaminhamos a vítima e seus familiares para atendimento pelos órgãos que compõem a rede de proteção à mulher nos casos de necessidade.
Realizamos ações preventivas de conscientização, envolvendo a comunidade, para ampliar a rede de proteção desta mulher.
Contribuímos para que a mulher recupere sua dignidade, autoestima e autonomia.

No mês de fevereiro já foram cadastradas mais 1.438 vitimas, realizadas 2 palestras de prevenção, 3.732 visitas realizadas e 11 prisões por descumprimento de MPU. Desde 2012, a Patrulha Maria da Penha já cadastrou 104.592 vitimas, realizou 2.354 palestras de prevenção, procedeu 165.080 visitas e realizou 1.220 prisões por descumprimento de MPU.

Brigada Militar