Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Seminários

Nos dias 26 e 27 de novembro de 2019, a Brigada Militar realizou o V Seminário Internacional de Polícia Comunitária no Teatro do Prédio 40 da PUCRS, em Porto Alegre.

Na terça-feira (26) o evento iniciou às 13hs quando ocorreu o credenciamento dos participantes do evento. Já na quarta-feira (27) o evento iniciou às 8h e o encerramento se deu a partir das 12h30.

No primeiro dia de palestras o 1° painel teve o seguinte título: O planejamento estratégico da Brigada Militar com foco no atendimento ao cidadão. Teve como palestrantes o coordenador-geral de políticas para a sociedade, coronel do Exército Brasileiro José Arnon dos Santos Guerra e o gerente de projetos da Brigada Militar, tenente-coronel Luis Fernando de Oliveira Linch. O mediador do painel que tratou sobre o planejamento estratégico da instituição pensando agora no futuro foi o coronel Marcel Vieira Nery, comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva – Litoral.

 Já o 2° painel tratou sobre Ações de Polícia Comunitária no cenário internacional: Uma visão dos Estados da Espanha e Japão. Teve como palestrantes o comissário da Polícia Nacional da Espanha, senhor José Luis Berges Fernández e o representante da JICA no Brasil, senhor Shinji Sato. O painel teve como mediador o chefe da Comunicação Social da Brigada Militar, tenente-coronel Cilon Freitas da Silva.

O 3° painel, que encerrou as palestras do primeiro dia, tratou sobre as Bases Móveis Comunitárias na Operação Golfinho como estratégia de aproximação comunitária. Tendo como palestrantes o coordenador operacional das Bases Móveis Comunitárias na Operação Golfinho 2018/2019, major Wagner Carvalho e a coordenadora operacional das Bases Móveis Comunitárias na Operação Golfinho 2017/2018, major Ana Maria Hermes. O 3° painel teve como mediador o major do 38° Batalhão de Polícia Militar Juliano Moura.

O segundo dia de palestras contou com apenas dois painéis. Foram eles: A atuação em Conselhos Comunitários de Segurança nos Estados de Santa Catarina e Espírito Santo e o 6° será: A ferramenta de projetos de Segurança Solidária nos Estados de Minas Gerais e São Paulo. Este painel contou com os palestrantes o diretor de Segurança Cidadã da Secretaria de Estado de Segurança Pública e presidente da Comissão Coordenadora dos CONSEGs, tenente-coronel da Polícia Militar de Santa Catarina Marcos Aurélio Ramm e o diretor adjunto da Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária da Polícia Militar do Espírito Santos, tenente-coronel QOCPM Sebastião Biato Filho. O 4° painel teve como mediador o chefe da Seção de Operações e Instrução do Estado Maior da Brigada Militar, tenente-coronel Márcio José Rosa da Luz.

O 5° painel que também encerrou as palestras do evento tratou sobre A ferramenta de projetos de Segurança Solidária nos Estudos de Minas Gerais e São Paulo e teve como palestrantes a diretora de Polícia Comunitária e Direitos Humanos do Estado de São Paulo, coronel Helena dos Santos Reis e o subchefe do Gabinete Militar do Governador e coordenador Estadual de Defesa Civil do Estado de Minas Gerais, tenente-coronel PMMG Helvécio Fraga dos Santos. O painel que encerrou o evento teve como mediador o comandante do 1° Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Leandro Oliveira da Luz.

O encerramento do evento foi realizado pela Chefe do Estado Maior da Brigada Militar, coronel Cristine. Durante sua fala a coronel agradeceu a todos que contribuíram na realização do evento. Para ela o evento foi uma troca de ideias e de construção referente a um tema tão importante: “Muito obrigada e agradeço a todos nossos painelistas, palestrantes mediadores e participantes , equipes que trabalharam na organização, que é importante a gente sempre lembrar, essa qualificada plateia, pessoas as quais eu trabalhei nesses quase 34 anos de efetivo serviço na Brigada Militar e pessoas que também estou conhecendo, jovens que ingressam na Brigada Militar.”, afirmou a chefe do Estado-Maior da BM que ao fim do seu discurso concluiu: “peço aos nossos palestrantes e aos nossos policiais militares co-irmãos e representantes de órgãos afins ao tenente- coronel Márcio, a major Karine e suas equipes, a nossa comunicação social da Brigada Militar a nossa salva de palmas.”

A entrada do prédio 40 contou com uma Base Móvel Comunitária da Brigada Militar onde foi possível visualizar o funcionamento do BMMob, o aplicativo móvel da instituição que agiliza os processos de preenchimento de documentação nas ocorrências.

Contando com a presença de 300 policiais militares dos estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo, além de órgãos de segurança do Japão e do Chile, foi realizado nos dias 22 e 23 de novembro de 2018 em Santa Cruz do Sul/RS o IV Seminário Internacional de Polícia Comunitária.

O evento, realizado no Auditório da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, tem a finalidade de disseminar e fortalecer a filosofia de Polícia Comunitária no Estado do Rio Grande do Sul, que a exemplo dos Estados de São Paulo e Minas Gerais, aderiu ao acordo de Cooperação Técnica entre Brasil e Japão, visando o desenvolvimento de um sistema de multiplicação da filosofia de polícia comunitária no Brasil, no intuito de difundir os princípios, além de multiplicar as experiências e as boas práticas. A integração com a comunidade e o seu bem-estar tem sido a essência da atividade da Brigada Militar a 181 anos.

A abertura oficial do evento foi realizada pelo Comandante Geral Brigada Militar, Coronel EDUARDO BIACCHI RODRIGUES. O Subcomandante Geral saudou a todos os participantes e painelistas e cumprimentou com ênfase especial os participantes estrangeiros (Chile e Japão) e das Forças Armadas do Exército. Contextualizando a programação do Seminário, destacou a atuação conjunta com a JICA, em constante troca de experiências com o Japão através da filosofia da aproximação comunitária. Ressaltou a comunicação como fator essencial a contribuir para a segurança pública e citou a importância da participação das forças armadas, cuja atuação vem a multiplicar resultados em benefício da segurança pública, destacando, ainda, o trabalho de integração com os órgãos de segurança estrangeiros, com o fito de coibir os delitos trans-fronteiriços.  Desejou um bom proveito a todos os participantes, enaltecendo a temática da Brigada Militar como força da comunidade a 181 anos.

Representantes estrangeiros, do Japão, Argentina e do Uruguai e das Forças Armadas brasileira participaram do 3º Seminário Internacional de Polícia Comunitária nos dias 2 e 3 de outubro de 2017, no Ritter Hotel, no centro de Porto Alegre. O objetivo do encontro, que reuniu cerca de 400 policiais militares, foi reafirmar o compromisso da Corporação na integração com outros órgãos e ajustar ações futuras de Segurança Pública. O evento fez parte das comemorações dos 180 anos da Brigada Militar.

A abertura oficial do seminário foi realizada pelo Comandante-Geral da Brigada Militar, coronel Andreis Silvio Dal’Lago que apresentou a programação, destacando a atuação conjunta com a JICA, em constante troca de experiências com o Japão através da filosofia da aproximação comunitária. O coronel Andreis ressaltou a comunicação como fator essencial para a segurança pública e citou a importância da participação das Forças Armadas, cuja atuação vem a multiplicar resultados em benefício da segurança pública, destacando, ainda, o trabalho de integração com os órgãos de segurança estrangeiros, a fim de coibir os delitos transfronteiriços.

Dal'Lago também destacou os resultados positivos alcançados pela polícia comunitária e as bases móveis, e a importância da parceria estabelecida com as polícias vizinhas, da Argentina e Uruguai, especialmente. "Estou muito otimista com a integração com essas polícias, com os órgãos federais, PRF, PF. São ações que estamos construindo a partir da troca de informações, reuniões e operações conjuntas. Temos uma extensão de fronteira de 700 quilômetros com a Argentina e 1,0 mil quilômetros com o Uruguai e um grande número de estradas isoladas, o que dificulta o trabalho de fiscalização. É preciso ver a segurança pública de forma sistêmica e transversal para diminuir nossos indicadores de criminalidades", afirmou.

Segundo o coordenador do seminário, major André Marcelo Ribeiro Machado, da Adjuntoria de Polícia Comunitária, o público alvo são membros do Conselho Superior da Brigada Militar, comandantes regionais, comandantes de Organizações Policiais Militares, comandantes de Companhias com Núcleos de Polícia Comunitária, comandantes de Bases Móveis Comunitárias, coordenadores de Núcleos, oficiais do CPM e do CPC, oficiais fiscais de Convênios ou chefes de Terceira Seção do Estado-Maior dos municípios com Núcleos de Polícia Comunitária, oficiais do Grupo de Estudos de Polícia Comunitária, oficiais ex-bolsistas do Japão, alunos-tenente no Curso Básico de Administração 2017 e representação de PMs dos Núcleos de Polícia Comunitária e das Bases Móveis de Polícia Comunitária. 

No final do encontro, integrantes da colônia japonesa no estado fizeram apresentações de canto e dança. O grupo existe há mais de 30 anos cultivando elementos da cultura japonesa no território brasileiro, festejando a união entre Oriente e Ocidente.

Brigada Militar