Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sobre o 3° BPChq

O Batalhão de Polícia de Choque, inicialmente denominado de Batalhão de Operações Especiais, foi criado através do Decreto nº 43.763 assinado em 25 de abril de 2005, pelo Exmo. Sr. Governador Estado da época, Germano Rigotto, em razão da grande demanda de Operações Especializadas na metade norte do Estado do Rio Grande do Sul.

Foi instalado em 17 de maio de 2005, na sede do antigo Quartel do Exército Brasileiro, onde permanece sediado até hoje, tem como missão apoiar no Policiamento Ostensivo em eventos especiais (show, romarias, visita de autoridades regionais, nacionais e internacionais, etc.), mas principalmente atuar em atividades de Operações de Choque, controlando os Distúrbios Sociais como exemplo invasões de terra, ataques de black blocks,  garantindo a segurança física e patrimonial da população e atuar na repressão ao crime organizado e aos criminosos com maior potencial de agressividade e que trazem intranquilidade à região, citando roubos à banco, situações com reféns localizados, busca e capturas de foragidos da justiça na área urbana e rural.

Seu batismo de fogo, logo em seguida a sua instalação, no ano de 2006, foi a Rebelião no Presídio Regional de Passo Fundo, que na época contava com mais de 500 presos, somente terminando com a entrada e intervenção do efetivo do 3º BPChq.

Sua área de responsabilidade territorial abrange 256 municípios, compreendendo os Comandos Regionais de Polícia Ostensiva do Planalto (sediado em Passo Fundo), Serra (com sede em Caxias do Sul), Fronteira Noroeste (sediado em Santa Rosa) e Missões (em Santo Ângelo), nas atividades citadas, mas sua atuação primeira está concentrada em Passo Fundo e Planalto Médio, mas como consiste em tropa especializada, reserva do Comando Geral da Brigada Militar, constantemente cumprindo demandas em operações específicas na capital e região metropolitana, atuando recentemente na Copa América, deixando enfatizada sua importância na Corporação e principalmente junto à História do Rio Grande do Sul.

Também executa atividades periódicas, apoiando a outras unidades da Brigada Militar, Policia Civil, Policia Federal, Policia Rodoviária Federal e Receita Federal, atuando em cumprimento de mandados judiciais, combate ao furto e roubo, contrabando, narcotráfico, policiamento de Trânsito, barreiras policiais e o Policiamento Ostensivo, visando sobretudo a prevenção dos delitos.

Conteúdos relacionados

Brigada Militar