Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sobre o 30º BPM

O 30º Batalhão de Polícia Militar foi criado em 20 de agosto de 2002, através da Portaria nº 001/DA-SMOv/2002, publicada no Boletim Geral nº 160, ligado administrativamente e operacionalmente ao Comando Regional de Polícia Ostensiva Sul, com sede na cidade de Pelotas.

     Seu 1° comandante, na época, o Tenente-Coronel ODIOMAR LUIS BITENCOURT TEIXEIRA, o qual encerrou sua gestão em 17 de setembro de 2003, data em que foi transferido para o CRPO/SUL.

     Em 26 de Abril de 1969, o quartel da Brigada Militar em Camaquã foi instalado na Rua Major Lúcio Meirelles, nº 788, Bairro Olaria, o qual permanece até hoje, fato este comprovado por duas placas metálicas antigas instaladas no corredor do Quartel, sendo na ocasião um Destacamento do 4º RPRMont (4º Regimento de Polícia Rural Montada) de Pelotas/RS, este criado pelo Decreto nº 19.466, de 18 Dez 1968. Nesta época a Unidade local já tinha uma importância maior, pois o Comando passava a ser de Capitão, onde temos registros dos Comandantes Cap PAULO FRANCISCO M. PACHECO e Cap CARLOS HENRIQUE BRESSAN. Após isso, temos informações que por um lapso temporal impreciso da década de 1980, a Brigada Militar de Camaquã deixava de ser subordinada a Pelotas, sendo transformada em uma Companhia da Unidade de Montenegro/RS, mais exatamente a 4ª Companhia do 5º Batalhão de Polícia Militar(5º BPM) daquela cidade, mais tarde, provavelmente no final da década de 80, retornou a sua subordinação à Pelotas, passando a ser a 4ª Companhia do 4º BPM. Passado mais alguns anos, a Brigada Militar de Camaquã foi designada como 7ª Cia Ind(Sétima Companhia Independente) da Brigada Militar, com mais algumas alterações posteriores de designativos, até culminar do 30º Batalhão de Polícia Militar.

     Atualmente, o 30º Batalhão de Polícia Ostensiva é composto pela 1ª Companhia de Polícia Ostensiva, com a Sede em Camaquã e abrange os municípios de Arambaré, Chuvisca, Dom Feliciano, Tapes, Sentinela do Sul e Cerro Grande do Sul, e a 2ª Companhia de Polícia Ostensiva, com Sede em São Lourenço do Sul e abrange os municípios de Cristal e Turuçu.

     É responsável pelas atividades de Polícia Ostensiva, em seu espaço territorial (ET), respondendo perante o Comando Regional de Polícia Ostensiva Sul pelo grau de segurança de sua respectiva área de atuação.

 

Conteúdos relacionados

Brigada Militar