Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sobre o 38° BPM

A Brigada Militar está presente em Carazinho desde 1945. Atendia toda a região de Carazinho e efetuava o policiamento da guarda externa do Presídio local e efetuava policiamento no interior do município, através do deslocamento de guarnições motorizadas e a cavalo, denominadas de “Volantes Rurais e Patrulhas Rurais”.

Em 21 de março de 1970, destaca-se o lançamento da pedra fundamental do novo quartel da Brigada Militar de Carazinho, localizado na Av. Pátria, 1431, em Carazinho, à época integrado com o Corpo de Bombeiros Militar, sendo concluída a obra em novembro de 1974, local em que permanece a Brigada Militar até os dias atuais. O Corpo de Bombeiros Militar permaneceu utilizando da estrutura até agosto de 2001, quando passou a operar em prédio próprio no município de Carazinho.

Em 1994, o então destacamento da Brigada Militar foi elevado em nível de Esquadrão Independente, integrando, além do município de Carazinho, alguns municípios da região.

Registra-se, ainda, que no ano de 2000, o Esquadrão Independente de Carazinho passou a ser a sede do Núcleo de Operações e Treinamento, com responsabilidade de coordenar operações e treinamento de todo o efetivo dos municípios vizinhos, sendo que, nos dias de hoje, possuiu disponível toda uma estrutura para funcionamento de escola de formação e treinamento da Brigada Militar.

Por fim, na data de 10 de março de 2004, em razão da importância pela abrangência e responsabilidade territorial, diante das alterações da estrutura da Brigada Militar em todo Estado do Rio Grande do Sul, tornou-se o 38º Batalhão de Policial Militar (38º BPM), conquistando, dessa forma, mais autonomia administrativa e operacional na gestão de segurança pública da região. O primeiro comandante do 38º BPM foi o Ten  Cel Edson Vargas De Oliveira.

O 38º BPM possui atribuição de Polícia Ostensiva em vinte e quatro municípios, subdividida em três companhias de policiamento ostensivo. A 1ª Companhia, com sede em Carazinho, compreende ainda os municípios de Não-Me-toque, Victor Graeff, Chapada, Almirante Tamandaré do Sul, Coqueiros do Sul e Santo Antônio do Planalto. A 2ª companhia, com sede em Soledade, integra os municípios de Tio Hugo, Itapuca, Ibirapuitã, Tapera, Lagoa dos três Cantos, Espumoso, Mormaço, Campos Borges, alto Alegre, Fontoura Xavier, São José do Herval, ainda, a 3ª companhia, com sede em Sarandi, compreende os municípios de Barra Funda, Nova Boa Vista, Ronda Alta e Rondinha.

Atualmente, o 38º BPM é comandado pelo Major QOEM Juliano Moura, tendo como subcomandante o Cap QOEM William Mezzomo Ragnini.

Locais

Conteúdos relacionados

Brigada Militar