Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sobre o 6º BPChq

Publicação:

Brasão do 6º BPChq
Brasão do 6º BPChq
Por Comunicação Social do 6º BPChq

O 6º Batalhão de Polícia de Choque foi instituído pelo Decreto nº 55.763, de 18 de fevereiro de 2021, nesta cidade de Uruguaiana, publicado no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul nº 038, de 22 de fevereiro de 2021, tendo sua instalação regulada pela do EMBM nº 840, de 24 de fevereiro de 2021. 

O 6º BPChq é uma tropa reserva do Comando-Geral da BM,e Subordinada administrativa e operacionalmente ao Comando de Polícia de Choque.

Trata-se de uma tropa especializada para execução de atividades de restauração da ordem pública , estando em condições de pronto emprego para atuar em todo Estado , promovendo constante treinamento de sua tropa visando atuação ´preventiva e/ou repressiva nos locais e áreas de perturbação da ordem.

Batalhão, agora, alinhado com as demais  e atuantes unidades de Choque do Estado, possui como missão principal o emprego na Operações de controle de distúrbios; Ocupação, defesa e retomada de pontos de sensíveis; Em operações de reintegração de posse urbana e rural; Operações de Revistas e repressão as rebeliões e motins em presídios.

 Bem como, ainda, realizar o Policiamento ostensivo geral em praças desportivas e grandes eventos; Apoiar operacionalmente as frações da área territorial do CRPO Fronteira Oeste com ações e operações preventivas e repressivas, visando o controle dos indicadores de criminalidade e crismes transfronteiriços; Etc.

Para tanto, se buscando a Paz e a Ordem , nossa atuação será norteada pela preservação da vida, da integridade física e da dignidade de todas as pessoas.

O 6º Batalhão de Policia de Choque possui em seu quadro organizacional, o Comando exercido por um Oficial do QOEM no posto de Tenente Coronel.

Conteúdos relacionados

Brigada Militar