Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sobre o CRPO-AJ

Comando Regional de Policia Ostensiva Alto Jacuí
Comando Regional de Policia Ostensiva Alto Jacuí - Foto: Sd Neckel

Comando Regional de Polícia Ostensiva Alto Jacuí – CRPO/AJ –  foi instalado em 20 de outubro de 1998, com sede no município de Cruz Alta. Houve a passagem de subordinação de área do 16º Batalhão de Policia Militar para o Comando Regional de Policia Ostensiva Alto Jacuí.

 Seu 1° comandante foi o Ten Cel QOEM Luiz Carlos da Rosa Miranda, que assumiu a função em 27 de dezembro de 1998 até 25 de janeiro de 1999. Na sequência, assumiu o comando o Ten Cel Flavio Agenor Ferraz do Amorim na data de 22 de abril de 1999 até 05 de julho de 1999, o qual foi sucedido pelo Ten Cel Carlos Roberto da Cunha Amador que esteve na função no período de 14 de setembro de 1999 a 15 de maio de 2001, data em que foi extinto o CRPO/AJ.

 Em 23 de fevereiro de 2006, através do Decreto n.º 44.308, de 21 de fevereiro de 2006, O Comando Regional de Polícia Ostensiva Alto Jacuí foi reinstalado, iniciando com 31 municípios à sua subordinação, tendo como Cmt o TEN CEL PAULO RICARDO FARIAS no período de 23 de Fevereiro de 2006 a 20 de Maio de 2010.

 No período de 29 de Maio a 22 Dezembro de 2010 o Comando Regional Alto Jacui teve a sua frente o Ten Cel Nelson Garcia que ao ser transferido para a reserva altiva da BM passou o Comando ao Ten Cel Paulo Roberto da Rosa Duarte.

 Em 31 de agosto de 2012 houve uma alteração nos quadros de organização do 23° BPM e 16° BPM, passando a compor a 2ª Cia do 16ª BPM os municípios de Salto do Jacuí e Jacuizinho.  

Por ocasião da promoção do Ten Cel Duarte a Coronel da BM, e sendo classificado no CRPO Sul – Pelotas, passou o Comando ao então Comandante do 39º BPM TenCel JERONIMO FERREIRA BARBOSA que assumiu o Comando Regional, em 10 de Junho de 2013, dando sequência as atividades desenvolvidas.

 Vinculam-se ao CRPO/AJ, em nível de Guarnição da BM de Cruz Alta, o 16º Batalhão de Polícia Militar, a 2ª Companhia do 1º Batalhão Rodoviário e a 2ª Companhia do 2º Batalhão Ambiental.

 Hoje o CRPO/Alto Jacuí desenvolve atividades de segurança, eventos e atividades sociais como o PROERD, e através de seus Batalhões desenvolve atividades operacionais, como Policiamento Comunitário, Balada Segura, Patrulhamento Rural, Patrulha Maria da Penha, Policiamento em grandes eventos, com o intuito de combater a criminalidade, sempre em busca da segurança pública da comunidade regional.

 O CRPO/AJ destaca-se entre as unidades do Rio Grande do Sul, pelo desempenho e atuação em todas as esferas da segurança pública, desde o serviço operacional ao serviço social, buscando nesses treze anos uma evolução constante, pois passou das missões guerreiras historicamente desbravadas pela Brigada Militar no estado, para as atividades policiais dos dias atuais, interagindo constantemente com a comunidade, oferecendo segurança e tranqüilidade, interagindo com os Coredes da região do Alto Jacuí, Noroeste Colonial, Central, Planalto e Rio da Várzea.

 O CRPO/AJ está constituído hoje por um Estado Maior e dois Batalhões: o 16º BPM, sediado em Cruz Alta e o 39º BPM, sediado em Palmeira das Missões, totalizando 33 municípios: Cruz Alta, Palmeira das Missões, Panambi, Ibirubá, Tupanciretã, Boa Vista das Missões, Cerro Grande, Condor, Constantina, Dois Irmãos das Missões, Engenho Velho, Jaboticaba, Lajeado do Bugre, Liberato Salzano, Novo Barreiro, Novo Tiradentes, Novo Xingú, Pinhal, Sagrada Família, Santa Bárbara do Sul, São José das Missões, São Pedro das Missões, Boa Vista do Cadeado, Boa Vista do Incra, Colorado, Fortaleza dos Valos, Jari, Pejuçara, Quinze de Novembro, Saldanha Marinho, Selbach, Salto do Jacuí e Jacuizinho.

Brigada Militar