Vale do Taquari e a Força da Comunidade !!!
Publicação:

No dia 05 de setembro do 2023, o efetivo do choque foi acionado para reforçar o policiamento na região do vale do Taquari devido as enchentes, já haviam moradores fora de suas casas, o reforço policial era necessário para evitar saques as residências.
Começava o deslocamento das equipes para a missão no Vale do Taquari, a qual só seria de conhecimento das equipes quando efetivamente conseguissem chegar ao local, o acesso estava difícil e bastante demorado, devido ao alto nível das águas na região, próximo a ponte de Mariante já era possível ver a população no asfalto, alguns com cadeiras, crianças, carros, objetos pessoais e até mesmo com os animais de estimação e criação.
Próximo das 21 horas, as equipes chegaram até Encantado, onde não havia luz, internet e em alguns pontos se quer havia água potável, começava a se desenhar um cenário caótico.
As equipes nem imaginavam o que estava por vir nas próximas horas, foram então deslocadas para Roca Sales e Muçum, as águas haviam baixado naqueles locais e o que podia ver através do farol das viaturas eram marcas da água em alturas inimagináveis , muita lama, destroços do que eram casas, histórias e famílias.
Um silêncio ensurdecedor tomava conta das ruas, não havia ninguém ali, mas a Brigada Militar estava lá, a curtos passos os pelotões adentraram a cidade, pois a viatura não passava, onde era rua, naquele momento não era mais, eram crateras, cheias de destroços da histórias daqueles que ali moravam.
Enquanto clareava o dia o cenário piorava, as pessoas começavam a voltar para tomar a proporção do que havia sobrado e se havia sobrado, neste momento os militares ali eram o amparo daqueles que queriam apenas um abraço, uma palavra de aconchego, ou que apenas queriam sentir-se acompanhados de alguma maneira.
Iniciava-se o momento de limpeza das vias e a Brigada Militar estava lá, com pás, enxadas, rodos e vassouras, disposta a mais uma vez mostrar a força da comunidade, foram unidos esforços para entregar água e alimento a quem precisava, foi necessário organizar o trânsito para que em meio ao caos se evitasse acidentes e houvesse uma organização na prioridade de deslocamento, ambulâncias, água, comida e remédio eram as prioridades .