Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Batalhão-Escola da Brigada Militar coloca 408 alunos-soldados nas ruas

Policiamento ostensivo é realizado em Porto Alegre e Montenegro

Publicação:

Policiamento ocorre com interação com a comunidade
Policiamento ocorre com interação com a comunidade
Por Texto: Marcelo Miranda – Comunicação Social da Brigada Militar/PM5

A Brigada Militar está realizando, de 19 a 22 de outubro de 2026, mais uma edição do Batalhão Escola, com o emprego de 408 alunos-soldados do Curso Básico de Formação Policial Militar (CBFPM/2026) da 2ª Escola de Formação, Habilitação e Especialização de Praças (2ª EsFHEP-PA) e mais 287 alunos-soldados do Centro de Treinamento e Especialização localizado na Cidade de Montenegro. A atividade ocorre em Porto Alegre, nas áreas do 1º e do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e nas instalações do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), e, em Canoas, Bom Princípio, Esteio, Sapucaia, São Leopoldo e Montenegro,
A ação é atividade curricular da disciplina de Estágio Operacional II e integra o ciclo da formação básica dos policiais militares que estão em curso na 2ª EsFHEP-PA, explica o coronel PM Márcio Henrique Dorneles, Diretor do Departamento de Educação e Cultura (DEC) da Brigada Militar. Por se tratar de estágio operacional, todos os alunos-soldados estão sob supervisão dos instrutores designados pela Escola de Formação, Habilitação e Especialização de Praças.

O caráter pedagógico da atividade, enfatiza o coronel PM Dorneles, é acompanhado pelo DEC da Brigada Militar, responsável por orientar a avaliação do Estágio Operacional e por articular com a Escola, o CPC e demais órgãos, o atendimento das necessidades de execução.

Avaliação de competências

“O objetivo é integrar os conhecimentos ministrados no curso à prática do policiamento ostensivo, desenvolvendo e avaliando competências operativas, cognitivas e atitudinais”, afirma o diretor do DEC. O planejamento dos postos considera as características do terreno, os indicadores criminais disponíveis, a capacidade logística e as condições de supervisão e comunicação.

Os 695 alunos-soldados estão distribuídos em 26 turmas. Para fins de organização da atividade, cada turma constitui um pelotão de emprego. As escalas são para um período de seis horas de emprego no terreno, computado ainda o tempo necessário para deslocamento e preparação do efetivo conforme cada área de atuação. O efetivo é empregado nas quantidades, nos locais e nos horários definidos pelo planejamento do Batalhão Escola.

Os alunos-soldados atuam no policiamento ostensivo conforme as escalas e a orientação dos instrutores. Dão o primeiro atendimento às ocorrências com as quais se depararem e solicitam apoio por rádio ou por ligação ao 190 ao efetivo orgânico, que encaminha e apresenta a ocorrência quando necessário. Durante todo o período de execução das atividades, os alunos-soldados permanecem subordinados disciplinarmente às respectivas escolas de origem.

"O estágio operacional é de extrema importância para a formação policial militar, pois nós, conseguimos colocar em prática todo o aprendizado das instruções. Além de conseguimos ter as vivências das ruas e experiência com os mais diversos públicos, tópico extremante necessário para a nossa formação", são as palavras da aluna-soldado Helena Venturini Iop, natural de Santa Maria, que participou da operação.

O policiamento ocorre em pontos estratégicos
Brigada Militar