Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Brigada Militar registra quedas expressivas de índices criminais e aumento de apreensões em Caxias do Sul

Publicação:

BM em Caxias
Redução de índices em Caxias do Sul - Foto: Sd Claudia Schmitt
Por Comunicação Social 12º BPM

O 12º Batalhão de Polícia Militar apresentou um balanço operacional, extremamente positivo, referente ao primeiro quadrimestre de 2025, consolidando um período de avanços significativos na segurança pública de Caxias do Sul. Os resultados demonstraram uma queda acentuada nos principais indicadores de criminalidade e também o aumento nas apreensões de armas de fogo e drogas ilícitas.

Estes resultados são atribuídos ao planejamento estratégico eficaz, à intensificação das ações de policiamento, ao recente reforço no efetivo e ao fortalecimento do setor de inteligência da unidade. Um dos destaques é a expressiva redução nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que apresentaram uma queda de 65,90% em comparação com o mesmo período de 2024. Os crimes contra o patrimônio também registraram quedas consideráveis. Os roubos a pedestres, uma modalidade criminosa que impacta diretamente a sensação de segurança da população, diminuíram em 44,29%. Os roubos a residências tiveram uma redução ainda mais drástica, de 71,42%, não havendo registros deste delito nos meses de fevereiro e março, enquanto os roubos de veículos caíram 33,33%. Os roubos a estabelecimentos comerciais também tiveram redução, de 31,8%. Entre os crimes patrimoniais sem violência ou grave ameaça às pessoas, destaca-se a redução de 13,3 % dos furtos mediante arrombamento.

O combate ao tráfico de drogas e a retirada de armas ilegais de circulação também foram intensificados. As equipes do 12º BPM apreenderam 99 armas de fogo no primeiro quadrimestre, um aumento de 110% em relação ao mesmo período do ano anterior. No que tange aos entorpecentes, foram retirados de circulação 246 quilos de drogas diversas, representando um crescimento de 395% nas apreensões em comparação ao mesmo período de 2024.

Estes resultados expressivos são fruto de um trabalho multifatorial e integrado com outras instituições vinculadas à Secretaria de Segurança Pública. A chegada de 100 novos policiais militares no final do ano passado também foi fundamental para ampliar a capacidade operacional nas ruas. O policiamento ostensivo foi otimizado e a colaboração da comunidade, através de denúncias, continua sendo um pilar essencial para o êxito do trabalho. As ações da Brigada Militar de Caxias do Sul seguem intensificadas, com foco na prevenção e na repressão qualificada.

Brigada Militar