Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

PM Destaque 18ºBPM

Por Comunicação Social do 18ºBPM

Sargento Luis Carlos PM destaque março de 2023
Sargento Luis Carlos PM destaque março de 2023 - Foto: Sd Damires - Comunicação Social do 18°BPM

O 18°Batalhão Polícia Militar elegeu, dentre outros indicados pelos Chefes de Seções e Comandantes de Companhias, o 2°Sargento Luis Carlos como Policial Militar Destaque do mês de fevereiro de 2023.

O Sargento Luis Carlos começou a trabalhar aos 14 anos, auxiliando seu pai na iniciativa privada, mas desde criança sonhava em ser policial e sempre soube que a dedicação nos
estudos é a ferramenta para alcançar os objetivos.

Ingressou na Brigada Militar em novembro de 2016, em Porto Alegre. Sua esposa sempre foi sua parceira de estudos e o apoio dela foi fundamental, para que concluísse o Curso Básico de Formação Policial Militar (CBFPM) longe de seus filhos gêmeos Lucas e Rafael (6), que haviam acabado de nascer.

Em 2017, após a conclusão do CPFPM, o então Soldado Luis Carlos foi lotado no 18°Batalhão de Polícia Militar, em Viamão, onde atuou junto a ROCAM, BIKE PATRULHA, 190, P3, Subseção de Justiça e Disciplina e foi instrutor do PROERD.

Após meses de estudo, em 2021, foi aprovado para o Curso Técnico em Segurança Pública (CTSP) e iniciou a formação em 2022, na cidade de Passo Fundo. Novamente, foi fundamental o apoio incondicional da família, que havia aumentado com a chegada do Vinicius (2).

Além disso, sua esposa estava grávida do Arthur (8 meses), que podia nascer a qualquer momento, por isso, o então Aluno Sargento Luis Carlos, fazia questão de deslocar de Passo Fundo até Viamão em todas as dispensas, pelo menos quatro vezes ao mês, durante o curso.

No dia 2 de julho de 2022, foi promovido à 2°Sargento, e retornou para o 18°BPM.

Neste mês de março, foi eleito o Policial Militar Destaque, por ter no período se destacado em suas atribuições como auxiliar de serviço externo, sempre realizando o policiamento preventivo com muito afinco e constância, observada em seus quase de 7 (sete) anos de serviço.

O Sargento Luis Carlos também responde pela função de analista da Subseção e Justiça e Disciplina do 18°BPM, onde cumpre com excelência as missões que lhe são confiadas.

A dedicação com o trabalho, estudos e família é motivo de admiração de todos. Além disso, o Sargento é conhecido por sua cordialidade com os colegas, seu jeito calmo e solicito.

Parabéns, Sargento!

Sd Guilherme de Souza Carvalho
Sd Souza PM Destaque do 18ºBPM - Foto: Sd Gotardo

O 18°Batalhão Polícia Militar elegeu, dentre outros indicados pelos Chefes de Seções e Comandantes de Companhias, o Sd Guilherme de Souza Carvalho como Policial Militar Destaque do mês de março de 2023.

O Soldado Souza é natural de São Borja, no interior do Rio Grande do Sul, e tinha em seu tio, Sargento Meirelles, a inspiração para ser policial.

Em 2017, serviu ao Exercito Brasileiro na 1ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizado, em São Borja.

Ingressou na Brigada Militar em maio de 2020, em Santa Rosa, após o grande e essencial apoio da família. Em 2021, após a conclusão do CPFPM, foi lotado no 18°Batalhão de Polícia Militar, em Viamão, onde atua na Patrulha Rural.

Em novembro de 2021, o Sd Souza nasceu de novo. Ele foi vítima de uma tentativa de latrocínio, onde foi alvejado na região cervical e, após passar pelos procedimentos médicos, se recuperou rapidamente, voltando ao serviço ativo de policiamento.

Neste mês de março, foi eleito o Policial Militar Destaque, por ter no período se destacado em suas atribuições, sempre realizando o policiamento preventivo com muito afinco e constância.

A dedicação com o trabalho, estudos e família é motivo de admiração de todos. Além disso, o Sd Souza é conhecido por sua cordialidade com os colegas, seu jeito calmo e solicito.

Parabéns, Sd Souza!

PM Destaque do 18ºBPM - ABRIL 2023
Sd Douglas Paulus
O 18°Batalhão Polícia Militar elegeu, dentre outros indicados pelos Chefes de Seções e Comandantes de Companhias, o Sd Douglas Paulus como Policial Militar Destaque do mês de abril de 2023.

O Soldado Paulus é natural de Santo Ângelo, onde morou até 2018.

O sonho em se tornar policial militar surgiu na adolescência, inspirado em alguns familiares, que ingressaram na Brigada Militar nos concursos de 2007 e 2009.

Trabalhou na Universidade de Santo Ângelo (URI), onde também iniciou o curso de Engenharia Civil. Em 2018, passou a residir na região metropolitana de Porto Alegre onde trabalhou como tatuador.

O sonho em ser policial precisou ser adiado durante alguns anos, até que o edital do concurso permitisse o ingresso de militares com tatuagens.

Em março de 2021, o Sd Paulus ingressou então no Curso Básico de Formação Policial Militar, em Porto Alegre, após o grande e essencial apoio da família. Em novembro do mesmo ano, após a conclusão do CBFPM, escolheu o 18°Batalhão de Polícia Militar, em Viamão, para servir.

Neste mês de abril, foi eleito o Policial Militar Destaque, por ter no período se destacado em suas atribuições, sempre realizando o policiamento preventivo com muito afinco e constância, atuando principalmente na área rural de Viamão.

Sd Paulus se sente honrado em ter sido escolhido como PM Destaque, e vê a família como principal motivação e razão de sua dedicação com o trabalho diariamente. "Mesmo fisicamente longe (Santo Ângelo) meus pais estão sempre próximos e são meus maiores incentivadores, juntamente com minha esposa", salientou o militar.

A dedicação e interesse com o trabalho, o amor pela família é motivo de admiração dos colegas. Além disso, o Sd Paulus é conhecido por sua cordialidade com os colegas, seu jeito centrado e solicito.

Parabéns, Sd Paulus!

PM destaque maio/23
SD Mateus - PM Destaque maio/23 - Foto: Comunicação Social 18ºBPM

O 18°Batalhão Polícia Militar elegeu, dentre outros indicados pelos Chefes de Seções e Comandantes de Companhias, o Sd Mateus como Policial Militar Destaque do mês de maio de 2023.

O Soldado Mateus é natural de Porto Alegre. De 2015 a 2017, serviu ao Exercito Brasileiro no CPOR/PA (Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Porto Alegre), momento em que surgiu o desejo em seguir a carreira militar.

Ingressou na Brigada Militar em novembro de 2018, em Porto Alegre, após o grande e essencial apoio da família. Em 2019, após a conclusão do CPFPM, escolheu o 18°Batalhão de Polícia Militar, em Viamão, para atuar.

Neste mês de maio, foi eleito o Policial Militar Destaque, por ter no período se destacado em suas atribuições, em especial ao primeiro atendimento que prestou à um recém nascido que estava engasgada com leite materno. O fato ocorreu no dia 02 de maio, enquanto o Sd Mateus estava saindo de serviço no Batalhão, quando ouviu de longe o pedido de socorro de um pai, que adentrou desesperadamente na sede do Batalhão, com seu filho desmaiado nos braços. O Sd Mateus prontamente pegou a criança e realizou as técnicas (Manobra de Heimlich) para desobstruir as vias respiratórias, enquanto foi com ela até a UPA. O Sd Mateus obteve êxito e a criança voltou a respirar.

A dedicação que o Sd Mateus demonstra com o trabalho, o amor pela família é motivo de admiração de todos. Além disso, o soldado é conhecido por sua cordialidade com os colegas, sempre prestativo e atencioso.

Parabéns, Sd Mateus!

SD Luiza PM destaque junho
SD Luiza PM destaque Junho - Foto: Comunicação Social 18ºBPM

O 18°Batalhão Polícia Militar elegeu, dentre outros indicados pelos Chefes de Seções e Comandantes de Companhias, a Sd Maria Luiza Diniz Abadie como Policial Militar Destaque do mês de junho de 2023.

A Soldado Luiza é natural de São Jerônimo e reside em Viamão desde os 5 anos. Antes de ingressar na Brigada trabalhou como professora e auxiliar jurídica. Sua principal motivação para ingressar na Brigada Militar foi sua família que em grande parte também pertence à segurança pública.

A soldado ingressou nas fileiras da Brigada Militar no ano de 2021 onde realizou o curso de formação na ESFES POA, escolhendo o 18ºBPM para servir, onde atuou diretamente no atendimento de ocorrências, bem como na Patrulha Rural e atualmente, na Patrulha Maria da Penha.

No mês de junho, foi eleita a Policial Militar Destaque, por ter no período se destacado em suas atribuições, em especial na Patrulha Maria da Penha, onde realizou alto volume de visitas às vítimas de violência doméstica e psicológica, prestando apoio e fiscalizando o fiel cumprimento das Medidas Protetivas de Urgência.

A Sd Luiza, além de contar com o apoio de sua família e de seu marido e colega, Soldado Cavalcanti do 1ºBPChq, também demonstra fortemente seu entusiasmo pela profissão e profissionalismo no dia-a-dia, sendo exemplo e motivo de admiração por seus colegas.

Parabéns, Sd Luiza!

SD Janiel PM destaque julho
SD Janiel PM Destaque Julho

O 18°Batalhão Polícia Militar elegeu, dentre outros indicados pelos Chefes de Seções e Comandantes de Companhias, o Sd Janiel José Gomes como Policial Militar Destaque do mês de julho de 2023.

O Soldado Janiel nasceu em Buritis, Minas Gerais, e morou lá até os quatro anos de idade, quando mudou-se para Brasília, no Distrito Federal, onde viveu até os 26 anos. Durante esse período, ele serviu à Aeronáutica por 7 anos e decidiu seguir a carreira militar.

Durante o tempo em que serviu à Força Aérea, o Soldado Janiel foi motivado por alguns colegas que haviam se inscrito no Concurso da Brigada Militar. Inspirado por eles e apoiado pela família, ele também decidiu se inscrever e foi aprovado no concurso de 2017.

O Soldado Janiel ingressou nas fileiras da instituição no ano seguinte, em 2018, realizando o curso de formação em Esteio. Durante o curso, ele teve a oportunidade de estagiar nos municípios da Região Metropolitana, o que o levou a escolher essa região para atuar após a formação.

Após concluir o curso de formação, o Soldado Janiel foi designado para o 18º Batalhão da Polícia Militar. Nessa Unidade, ele teve experiência direta no atendimento de ocorrências (190), atuou também na Patrulha Rural e, atualmente, integra a Força Tatica.

O Sd Janiel conta que, logo que ingressou na corporação, pensava em retornar para Brasília. No entanto, a experiência e o apoio que ele encontrou na Brigada Militar fizeram com que ele percebesse que a instituição se tornou uma verdadeira "segunda família" para ele. Essa sensação de pertencimento e camaradagem dentro da corporação certamente foi essencial para que ele se sentisse acolhido e decidisse permanecer dedicado à carreira e com perspectivas de seguir carreira na instituição.

O Sargento Gomes, que atualmente é responsável pelo comando da Força Tática, disse que o soldado Janiel é um policial exemplar, "técnico, doutrinado e pró-ativo. Não mede esforços para estender a mão aos colegas, demonstrando elevado espírito de camaradagem, além de aplicar as técnicas treinadas de forma impecável no serviço prático."

No mês de julho, foi eleito Policial Militar Destaque do 18°BPM, após sua atitude generosa ao presentear Iuri e Jordana, dois pequenos admiradores da Brigada Militar, com novos cadernos. Relembre essa história em: https://www.instagram.com/p/CvdbYn4McUa/

Parabéns, Sd Janiel!

PM destaque Agosto 18ºBPM
PM destaque Agosto 18ºBPM - Foto: Comunicação Social 18ºBPM

O 18°Batalhão Polícia Militar elegeu, dentre outros indicados pelos Chefes de Seções e Comandantes de Companhias, o Sd Batista (Jhonattan Batista da Silva) como Policial Militar Destaque do mês de agosto de 2023.

O Soldado Batista nasceu em 30/08/1994.

Almejando a atividade policial e acreditando ter nascido para ela, foi
apoiado pela família e decidiu se inscrever no concurso de 2017, onde foi aprovado.

O Soldado Batista ingressou nas fileiras da instituição no ano de 2020, realizando o curso de formação em 18/05/2020. Durante o curso teve a oportunidade de realizar o estágio na cidade de Porto Alegre porém, o fato de possuir parentes na região metropolitana e ter o desejo de contribuir com a segurança do local onde residem, o fez optar por por permanecer nesta região.

Após concluir o curso de formação, o Soldado Batista foi designado para o 18º Batalhão da Polícia Militar, nesta unidade, teve experiência direta no atendimento de ocorrências (190), atuou também na Patrulha Rural e, atualmente, integra a ROCAM.

No mês de agosto, foi eleito Policial Militar Destaque do 18°BPM, em razão da sua atuação exemplar em uma prisão que resultou na apreensão de mais de 80 kg de maconha.

Parabéns, Sd Batista!

PM Destaque Setembro 2023
PM Destaque Setembro 2023
PM Destaque Setembro 2023

PM Destaque Setembro 2023
PM Destaque Setembro 2023
O 18°Batalhão de Polícia Militar elegeu, dentre outros indicados pelos Chefes de Seções e Comandantes de Companhias, o 2° Sgt PME MAXIMINO LASKOWSKI FILHO como Policial Militar Destaque do mês de setembro de 2023.

O Sargento PME Maximino é natural de Porto Alegre e a história dele na Brigada Militar conta com mais de 30 anos de muito profissionalismo. Ingressou na Brigada Militar em 1988, realizou o curso de formação no 9°BPM onde serviu até 1995. Posteriormente, serviu no Departamento Administrativo da Brigada Militar e na Secretaria de Segurança Pública, onde permaneceu até a reserva remunerada. Em 2017, o Sargento retornou à Brigada Militar através do Programa Mais Efetivo (PME), onde atuou no Departamento Administrativo da Brigada Militar, permanecendo até 2020, quando passou a integrar o efetivo do 18°BPM.

Neste mês de setembro, foi eleito o Policial Militar Destaque, por ter no período se destacado em suas atribuições, em especial por sua incansável dedicação e proatividade no cumprimento de suas funções. O sargento Maximino é verdadeiramente um exemplo inspirador de um militar comprometido e solidário.

Destaca-se a sua atuação exemplar na missão de arrecadação e logística das doações para as áreas afetadas pela intempérie do tempo, demonstrando, com isso, não apenas sua competência, mas também seu profundo senso de responsabilidade e empatia. Em momentos de necessidade, o sargento Maximino não apenas se destacou, mas também se superou, assegurando que recursos essenciais chegassem às mãos daqueles que mais precisavam.

A proatividade do sargento Maximino é uma fonte de inspiração para seus colegas de farda e para todos aqueles que têm o privilégio de trabalhar ao seu lado. Sua dedicação e seu compromisso inabalável com o bem-estar da comunidade são verdadeiramente dignos de reconhecimento e louvor.

Neste momento em que destacamos suas realizações, é importante lembrar que o sargento Maximino representa não apenas um excelente militar, mas também um ser humano notável, cujas ações altruístas e solidárias fazem a diferença em nosso mundo. Seu exemplo nos lembra da importância de servir à sociedade com coragem, compaixão e determinação, sendo uma fonte de orgulho para todos nós. Que sua trajetória continue a inspirar e motivar, mostrando que a solidariedade e o comprometimento podem verdadeiramente fazer a diferença em nossas vidas e nas vidas daqueles a quem servimos.

Parabéns, Sargento!

PM Destaque Outubro 2023

LUAN PM DESTAQUE OUTUBRO
LUAN PM DESTAQUE OUTUBRO

O 18°Batalhão Polícia Militar elegeu, dentre outros indicados pelos Chefes de Seções e Comandantes de Companhias, o Sd Luan Souza Gonçalves como Policial Militar Destaque do mês de outubro de 2023.

O Soldado Luan é natural de Porto Alegre e sempre admirou a carreira militar inspirado em seu pai que sempre o incentivou. Em 2018 serviu ao Exercito Brasileiro no CPOR/PA (Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Porto Alegre), momento em que surgiu o desejo em seguir a carreira militar.

Ingressou na Brigada Militar em 18 de Maio de 2020, em Montenegro, após o grande e essencial apoio da família. Em 2020, após a conclusão do CPFPM, escolheu o 18°Batalhão de Polícia Militar, em Viamão, para atuar.

Neste mês de outubro, foi eleito o Policial Militar Destaque, por ter no período se destacado em suas atribuições, em especial em razão de seu trabalho exemplar na ocorrência que resultou na prisão de três indivíduos. Com eles, foram apreendidas uma espingarda, três pistolas, além de quatro carregadores, 159 munições intactas e uma deflagrada. O militar ora referido demonstrou interesse pelo serviço e auxiliou na localização do veículo e, consequentemente, na prisão. Nas atividades diárias, o Sd Luan demonstra comprometimento com a missão policial-militar, doutrinado, trabalha com inteligência e afinco e ainda demonstra grande sentimento de pertencimento, elevando o nome da instituição a que pertence e representa.

Parabéns, Sd Luan!

PM Destaque Novembro

PM DESTAQUE NOVEMBRO VIAMÃO
PM DESTAQUE NOVEMBRO VIAMÃO

O 18°Batalhão Polícia Militar elegeu, dentre outros indicados pelos Chefes de Seções e Comandantes de Companhias, a Sd Carolina Rocha como Policial Militar Destaque do mês de novembro de 2023.

A Soldado Rocha é natural de Porto Alegre e ingressou na Brigada Militar em março de 2021, por influência de seu irmão, que prestou o concurso junto.

Após a conclusão do CPFPM, escolheu o 18°Batalhão de Polícia Militar, em Viamão, para atuar e, após quase dois anos de experiência na Patrulha Maria da Penha, surgiu o interesse em atuar na ROCAM.

Com muita dedicação, a Sd Rocha buscou a habilitação para motos e, posteriormente, se inscreveu para o Curso Tático com Motos que, segundo ela, foi um grande desafio e superação e se sente honrada em representar o efetivo feminino sendo a 1ª policial militar feminina a concluir o referido curso.

A Sd Rocha, que agora compõe o efetivo da ROCAM, foi eleita o Policial Militar Destaque de novembro, por ter no período se destacado em suas atribuições, onde a militar no dia 12 de novembro de 2023, durante patrulhamento, foi abordada por um pedido de socorro de uma pai, que carregava seu filho desacordado, engasgado com leite materno, e auxiliou no salvamento de uma criança, iniciando as manobras para que a criança voltasse a respirar enquanto se dirigia a UPA, obtendo êxito no procedimento.

A Sd Rocha, demonstra muita dedicação e empenho, além de comprometimento com a missão policial-militar, doutrinada, trabalha com inteligência e afinco e ainda demonstra grande sentimento de pertencimento, elevando o nome da instituição a que pertence e representa.

Parabéns, Sd Rocha!

Brigada Militar