Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sobre o 15º BPM

fachada da sede do 15ºBPM
Fachada Sede do 15ºBPM - Foto: Comunicação Social do 15ºBPM
Por Comunicação Social 15ºBPM

Histórico 15º Batalhão de Polícia Militar

Em sua origem pertencia ao 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) com sede na cidade de Novo Hamburgo, foi criado em ato do Governador José Amaral de Souza pelo decreto estadual 30.816, de 25 de agosto de 1982, neste decreto ficou estabelecido que o batalhão fosse constituído de três Companhias de Polícia Militar e de um Pelotão de Comando e Serviços, sediado no município de Canoas, e sua área de ação abrangeria ainda os municípios de Alvorada, Cachoeirinha, Gravataí, Guaíba e Viamão. Seu efetivo constituiria de oitocentos e vinte um policiais militares, dos quais trezentos e sete seriam remanejados do 3º BPM, batalhão este, no qual pertenceu até então, como 3ª companhia e os demais, viriam de batalhões da Capital, ocorrendo assim, as primeiras migrações de militares que contribuiriam para aumentar a população local.

O primeiro comandante designado foi oTen Cel João Carlos Quadros Koch que assumiu em 03 de fevereiro de 1983 e passou o comando da unidade em 15 de julho de 1985.

 A primeira sede permaneceu no início da Avenida Santos Ferreira, local já ocupado pela antiga 3ª companhia do 3ºBPM e que passaria a ser sede provisória do novo batalhão e da 1ª Cia, até a conclusão das obras do novo prédio, localizado na mesma avenida, porém, no bairro Estância Velha. Sua instalação definitiva ocorreu em 23 de junho de 1983, com a presença do governador Jair Soares.

 O decreto nº 34.472, de 14 de Setembro de 1992, instituiu patronos de unidades da Brigada Militar, dentre os quais ficou estabelecido o nome do Tenente Coronel Sady Lopes Bandeira, como patrono do 15º Batalhão de Polícia Militar, devendo a partir desta data seus documentos de caráter oficial, ter as denominações, acrescidas com seu nome.

Hoje responsável pelo policiamento nos municípios de Canoas e Nova Santa Rita, compreendendo uma área territorial de 348.997 km². Sendo Composto por cinco (05) companhias e 01 Pelotão destacado no município de Nova Santa Rita.

 Nesses anos, ganhou credibilidade e admiração pela operacionalidade de sua tropa e pelo imensurável esforço na sua árdua tarefa de combater a criminalidade nos municípios de Canoas e Nova Santa Rita. O 15ºBPM tem sabido superar as inúmeras adversidades, realizando suas atividades de Polícia Ostensiva com desprendimento, conhecimento técnico-profissional, amor ao próximo, solidariedade e comprometimento por parte de seus policiais.

Sua sede, localizada na Av. Santos Ferreira, no bairro Estância Velha, comporta toda estrutura administrativa do batalhão, P1, Agência Local de Inteligência, P3, P4, Comunicação Social, Sala de Operações e Subseção de Processamento Operacional, esta última com atendimento 24h ao público interno e externo.

 É constituído ainda por cinco (05) companhias e um (01) pelotão destacado na cidade de Nova Santa Rita.

1ª Companhia, sediada Av. Rio Grande do Sul, 1840, bairro Mathias Velha com responsabilidade territorial pelos bairros Mathias Velho, Harmonia, Centro, Industrial e São Luiz.

2ª Companhia, sediada na Rua Júlio de Castilhos, nº 353 – Bairro Niterói, com responsabilidade territorial pelos bairros Niterói e Nossa Senhora das Graças.

3ª Companhia, sediada atualmente na Av. 17 de Abril, 900, bairro Guajuviras, com responsabilidade territorial pelos bairros Guajuviras, Estância Velha, Olaria, Marechal Rondon, Igara, São José e Brigadeira.

4ª Companhia, sediada na Rua Boa Esperança, 1070, bairro Rio Branco, responsável pelos bairros Mato Grande, Fátima e Rio Branco.

Pelotão destacado de Nova Santa Rita, pertencente a 1ª Companhia, tem como responsabilidade territorial todo município de Nova Santa Rita.

5ª Companhia, Companhia de Choque composta por dois (02) pelotões de choque, Canil e Grupo de Motociclistas, atua em reforço e apoio nas operações na área do 15º BPM e Região Metropolitana, e em todos locais que for necessário.

Brigada Militar