Brigada Militar realiza 3º Congresso Internacional de Polícia Judiciária Militar
Publicação:

O 3º Congresso Internacional de Polícia Judiciária Militar da Brigada Militar acontece nesta quinta-feira (22/05) e sexta-feira (23/05) em Gramado. A promoção da Corregedoria-Geral da Brigada Militar reúne autoridades civis e militares e profissionais da segurança pública. Destaca-se as presenças do ministro do Superior Tribunal Militar Péricles Aurélio Lima Queirós e do secretário estadual de Segurança Pública, Sandro Caron.
Segundo o Corregedor-Geral da Brigada Militar, coronel Vladimir Luís Silva da Rosa, o congresso propõe a discussão sobre o papel do direito militar e sua funcionalidade dos tempos atuais. “Este congresso é um chamado à reflexão sobre a modernização das normas processuais militares, a interoperabilidade entre as polícias civis e militares, a transparência e o controle democrático, reforçando a confiança da sociedade nas nossas ações”, disse na abertura do evento.
O comandante-geral da Brigada Militar, coronel Cláudio dos Santos Feoli, lembrou que o congresso teria sido realizado um ano atrás, acontecendo agora devido as enchentes de maio de 2024. “Discutir o papel dos sistemas correcionais, as visões de polícia, as boas práticas e o sistema jurídico que nos regula, engrandece a Brigada Militar e toda a sociedade,” disse. Destacou alguns dos avanços no sistema correcional registrados nos últimos quatro anos, como a criação de bases avançadas em Passo Fundo e em Santa Maria que aumentaram a capilaridade e a capacidade de atendimento no interior do Estado, as atualizações normativas, os encontros correcionais, cursos para o efetivo e o investimento em tecnologias para a obtenção de provas para a atuação da corregedoria.
A programação do 3º Congresso Internacional de Polícia Judiciária Militar da Brigada Militar está disponível no site do evento: https://cipjm.bm.rs.gov.br/#sProgramacao
Para assistir as palestras, basta acessar o canal da Brigada Militar no Youtube: https://www.youtube.com/live/OKlqTfcNS0g
Texto: jornalista Eliege Fante - servidora civil/PM5/Brigada Militar