Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Operação ACINSER fiscaliza e apreende produtos de origem animal

Publicação:

Policial fiscalizando
Fiscalização realizada
Por Sd Victória 6ºRPMon

Nesta manhã (11/08), os órgãos de fiscalização da região realizam operação conjunta no contexto do programa de “Ações Integradas de Segurança Rural (ACINSER)”, nas cidades de Bagé e Dom Pedrito.

Participaram das ações, a Brigada Militar (6ºRPMon, Comando Rodoviário e Comando Ambiental), juntamente com a Polícia Civil (DECRAB), o Corpo de Bombeiros, a Inspetoria Veterinária do Estado, vigilância sanitária municipal e a fiscalização municipal (inspetoria municipal, fazendária e SDI). 
Em Bagé foram constatadas irregularidades em dois estabelecimentos comerciais, no primeiro caso um mercado foi autuado e teve apreendidos 78 kg de carnes que estavam expostas de maneira inadequada e impróprias para o consumo humano.
No segundo estabelecimento, também foram encontrados produtos de origem animal impróprios para o consumo, ocorrendo a apreensão de mais 86 kg de carnes. Para ambos os casos, foram realizadas avaliações pela inspetoria sanitária do município e os produtos foram apreendidos e encaminhados para incineração, em razão dos riscos a saúde humana.
Em ambos os casos anteriormente relatados, os responsáveis pelos estabelecimentos foram conduzidos até a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), onde foram lavrados os respectivos registros policiais e os responsáveis responderão a inquérito por crimes contra a saúde pública e contra as relações de consumo.
Em Dom Pedrito sete estabelecimentos foram fiscalizados, dois foram notificados pelo Corpo de Bombeiros em razão de não atenderem a legislação de prevenção de incêndio, nenhuma outra irregularidade foi constatada.
A Operação ACINSER ocorria regularmente na região desde o ano 2013, mas foi interrompida em 2020 com o começo da pandemia de COVID-19, agora com a diminuição da incidência de casos da doença, resultante do avanço da vacinação, os órgãos de fiscalização envolvidos reuniram-se novamente.
Os objetivos das ações são o enfrentamento aos crimes rurais, a garantia de saúde pública através da fiscalização dos produtos de origem animal e a defesa das relações de consumo. Também são divididas em dois eixos principais, a fiscalização urbana de estabelecimentos que vendem ou processam produtos de origem animal e a circulação desses produtos, o segundo eixo é a fiscalização rural onde são fiscalizados o transporte de carga animal e são realizadas barreiras de fiscalização policial e fiscal.

Carne
Alimentos de origem animal impróprios p consumo

Conteúdos relacionados

Brigada Militar