Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sobre o 6º BPM

Com a finalidade de guarnecer e policiar o único porto marítimo do Estado, em 6 de abril de 1936, pelo Decreto Lei nº 6197, era criada a Companhia de Guardas na cidade do Rio Grande, sendo seu primeiro Comandante o Capitão PM Julio Machado e tendo sua sede instalada provisoriamente no cais do porto. Originou-se primeiramente da 3ª Companhia do 4º Batalhão de Infantaria Montada, fração esta destacada em Rio Grande e cuja sede do Batalhão em Pelotas.

                  No dia 15 de novembro de 1941, foi inaugurado o novo quartel da então Companhia de Guardas na Avenida Honório Bicalho, nº. 20, onde permanece até hoje.

                 “Em 12 de junho de 1970, baseado no Decreto nº 20.237, de 10 de junho do mesmo ano, o Batalhão sofreu a última modificação do seu nome, passando de 4º para 6º Batalhão de Polícia Militar. A denominação ” 6º ”  teve objetivo de manter o histórico do OPM, uma vez que a mesma foi a sexta unidade da corporação a ser criada, sendo seu patrono o Coronel CLAUDINO NUNES PEREIRA.”     

                   O 6º BPM é formado por quatro Companhias Operacionais e executa a missão constitucional de Polícia Ostensiva e preservação da ordem pública nas áreas urbanas, rural e balneária dos municípios do Rio Grande, São José do Norte, Santa Vitória do Palmar e Chuí.

Conteúdos relacionados

Brigada Militar