Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estandarte do 6º BPM

Estandarte do 6º BPM
20160446-estandarte-do-6-bpm.jpg - Foto: 6ºBPM

DESCRIÇÃO

Estandarte retangular em formato de Bandeira universal, medindo 1,65 m de comprimento por 1,10 m de largura em cores heráldicas dispostas na ordem vermelha, branca e verde, a partir da tralha (lugar onde está o mastro), dispostas diagonalmente em dois triângulos distintos, isolados por faixa diagonal, partindo-se do centro da tralha em direção ao vértice superior da margem contrária. Brasão colocado no centro, aplicado sobre o campo branco. Franjas em amarelo (ouro), orlando o estandarte em três lados, exceto a tralha.
Roseta nas cores heráldicas vermelha, branca e verde, de formato e tamanho tradicionalmente usados nas bandeiras, com fitas e franjas como ficou descrito para o estandarte. Haste de metal, na cor prata, com altura de 2,30 m, com lança e couto na cor ouro. Boldrie (talabarte): nas cores heráldicas vermelha, branca e verde cores estas do brasão do 6º BPM; com a dimensão de 0,12 m de largura, com conteira.

SIGNIFICADO DOS COMPONENTES BRASÃO - Significa a origem, o passado e o presente, os feitos e as glórias da unidade, expressos no significado das armas falantes e nos ornatos exteriores. VERDE (sinople) – Significa esperança, fé e confiança. VERMELHA (goles) – Significa coragem, força, determinação e Justiça. BRANCA (prata) – Significa serenidade, simplicidade, prudência, equilíbrio e paz. AMARELA (ouro) – Significa riqueza, nobreza, majestade e dignidade.

SIGNIFICADO GERAL
A unidade com todas as suas glórias presentes e passadas repousa em campo de serenidade, simplicidade, prudência, equilíbrio e paz, amparado pelos triângulos destro (goles) que inspira coragem, força determinação e justiça e pelo triângulo sinistro (sinople) que significa esperança, fé e confiança. Abarcando todos os três campos (goles – prata e sinople), franjado em ouro, significando riqueza de coração, nobreza de caráter, majestade das intenções e dignidade de atitudes de todos os integrantes do Batalhão, no passado e no presente elevando a sua unidade de modo a mantê-la sempre digna dos símbolos que ostenta.

Brigada Militar